Uma inteligência artificial gerou 10 mil simulações do Brasileirão 2024, e publicou o resultado nesta sexta-feira (12). A previsão foi realizada por um supercomputador do oGol Labs, que somou porcentagens de cada posição em que os clubes ficaram nestes milhares de prognósticos.
Na imagem acima, da esquerda para direita, estão as proporções matemáticas de cada posição em que os clubes listados de cima para baixo ficaram. Todos já estão em ordem do 1º ao 20º.
Sendo assim, o Palmeiras foi a equipe que mais ocupou o primeiro lugar da tabela, com 24,4% de taças levantadas nestas 10 mil simulações. O Verdão ficou na segunda colocação do Brasileirão em 14,4% das vezes.
O Flamengo foi o segundo time que mais vezes terminou na primeira posição, com 23,2%. O Athletico-PR foi o terceiro que mais levantou o troféu na simulação, com 10,9%, mesmo número do Atlético-MG — a diferença está nas outras colocações (veja acima).
Atrás do Corinthians, que está em 5º como maior vencedor da prospecção, está o Inter, com 4,9% de vezes em que acabou como campeão. O Grêmio é apenas o nono, com 2,9%, mesmo número do Fluminense. O São Paulo antecede os tricolores gaúcho e carioca.
O Juventude só ficou na frente do Vasco, por conta do número elevado em que o clube carioca amargou o último lugar: 24,8%. Os resultados abaixo de 0,1%, que não aconteceram em nenhuma ocasião, não foram constatados no gráfico
Como ficaria o Brasileirão a partir de 10 mil simulações
- Palmeiras
- Flamengo
- Athletico-PR
- Atlético-MG
- Corinthians
- Inter
- São Paulo
- Fluminense
- Grêmio
- Botafogo
- Vitória
- Atlético-GO
- Cuiabá
- Bragantino
- Cruzeiro
- Fortaleza
- Criciúma
- Bahia
- Juventude
- Vasco