E com um sol quente no Autódromo de Interlagos, o GP Brasil de Fórmula 1 aconteceu na tarde deste domingo. Largando em segundo, Sebastian Vettel partiu para cima de Bottas ainda na primeira curva, assumiu a ponta e não largou mais, vencendo a prova. Bottas ficou com a segunda colocação.
A terceira posição ficou com Kimi Raikkonen, mas não foi fácil, pois teve que defender a última colocação no pódio até a última volta com Lewis Hamilton, que deu um show a parte, chegando na quarta colocação.
Felipe Massa também fez uma excelente corrida, terminando na sétima colocação, um posto que com certeza é uma vitória na despedida do brasileiro da Fórmula 1, em Interlagos.
Na largada, Vettel largou melhor e assumiu a ponta. Daniel Ricciardo rodou sozinho na Curva do Sol e na Curva do Laranjinha Romain Grosjean e Esteban Ocon se enroscaram e o Safety Car foi acionado. Vandoorne estava envolvido na confusão com Ricciardo e também abandonou.
Magnussen também estava fora ainda na primeira volta. Ricciardo conseguiu voltar para a pista e trocar os pneus nos boxes. Com toda essa bagunça, Massa subiu para a sexta colocação, enquanto Hamilton já era o 16º.
Os carros passavam por dentro dos boxes, para a retirada do carro de Vandoorne que ficou atravessado na Curva do Sol. Grosjean também conseguiu voltar para a pista, obviamente foi para o fim do grid.
O Safety Car recolheu no final da volta cinco e a relargada foi feita. Vettel relargou bem e Bottas ficou na mira de Raikkonen. Massa conseguiu passar por Alonso, assumindo a quinta colocação.
Hamilton já dava seu show a parte e já era o 12º, após fazer uma ultrapassagem em cima de Stroll. Na volta seguinte já era o décimo, após superar Ericsson e Gasly. O britânico também superou as duas Renault e subiu para oitavo e tinha a próxima vítima, Sérgio Perez.
Ricciardo também se recuperava e já era o 11º, neste momento Hamilton já estava colado em Perez, brigando pela sétima posição. O piloto da Mercedes completou a ultrapassagem na volta 14. Massa seguia em quinto, trazendo Alonso por perto e com Hamilton se aproximando.
Na frente, Vettel seguia na ponta, dois segundos atrás vinha Bottas, que tinha cinco de vantagem para Raikkonen. Verstappen vinha logo atrás. Na volta 21, Hamilton já tinha passado por Alonso e por Massa e já era o quinto colocado. Grosjean tomou uma punição de 10 segundos, por ter sido o responsável pelo acidente com o Ocon.
Na volta 28, Bottas foi o primeiro a parar entre os ponteiros, o finlandês colocou pneus macios e voltou na terceira colocação. Massa foi logo atrás e também colocou pneus macios, voltando em nono.
Na volta seguinte foi a vez de Vettel parar, também colocou macios e voltou na frente de Bottas, bem perto. Verstappen e Raikkonen também já tinham parado. Com todas essas trocas, Hamilton assumiu a ponta, com quatro segundos de vantagem para Vettel.
Hamilton permaneceu na liderança até parar, na volta 43, colocando pneus supermacios, usando uma estratégia contrária dos demais. O britânico voltou na quinta colocação, 18 segundos atrás de Vettel. Massa já tinha subido para a sexta colocação, mas logo iria ser atacado por Ricciardo, que vinha na mesma estratégia de Lewis Hamilton.
Massa foi superado por Ricciardo na volta 41, caindo para sétimo novamente. Vettel seguia na frente com uma boa vantagem para Bottas. Raikkonen seguia em terceiro e Verstappen em quarto, já sendo ameaçado por Lewis Hamilton.
Na volta 59, o britânico superou por fora o Verstappen na Curva do Lago e assumiu a quarta colocação. O holandês reclamava do desgaste dos pneus e parou mais uma vez, colocando pneus supermacios.
Hamilton continuava sua caça a Kimi Raikkonen, querendo o pódio, enquanto Max Verstappen batia o recorde oficial da pista de Interlagos. Com pneus mais gastos, o britânico não conseguia se aproximar tanto do carro da Ferrari.
Vettel venceu, com Bottas em segundo e Raikkonen sustentou sua posição no pódio em terceiro. Hamilton ficou com a quarta colocação e Max Verstappen em quinto. Massa conseguiu a sétima colocação, se despedindo do seu público na Fórmula-1.
A F-1 volta à ação em duas semanas com o GP de Abu Dhabi, em Yas Marina.
Confira o resultado do GP do Brasil:
1) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
2) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
3) Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari)
4) Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
5) Max Verstappen (HOL/Red Bull-TAG Heuer)
6) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer)
7) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)
8) Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda)
9) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)
10) Nico Hülkenberg (ALE/Renault)
11) Carlos Sainz (ESP/Renault)
12) Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso-Renault)|
13) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari)
14) Pascal Wehrlein (ALE/Sauber-Ferrari)
15) Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)
16) Lance Stroll (CAN/Williams-Mercedes)
OUT) Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso-Renault)
OUT) Esteban Ocon (FRA/Force India-Mercedes)
OUT) Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren-Honda)
OUT) Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)