Onde se hospedar em Cambará do Sul

Confira algumas dicas levantadas por GaúchaZH, conforme a faixa de preço

Ao escolher uma hospedagem, certifique-se de que ela está cadastrada na Secretaria de Turismo de Cambará. A lista completa está aqui

$$$

Parador Casa da Montanha

Acolhedor e uma mistura de rústico com requintado, o Parador Casa da Montanha não é um hotel, mas um "glamping": termo usado para acampamento de luxo com conforto. São 19 cabanas localizadas em uma coxilha de uma fazenda próxima ao cânion do Itaimbezinho, a nove quilômetros do centro de Cambará. As cabanas variam conforme os recursos disponíveis – as mais básicas, chamadas de "luxo", não têm chuveiros, que são localizados em outro imóvel. Na diária, está incluso o café da manhã e a possibilidade de trilhas. É possível realizar passeios de cavalo e quadriciclo, pagos à parte. Há, também, um spa e um restaurante, o Alma RS, com comida sazonal gaúcha.

Cambará Eco Hotel

Arquitetado para ser eco-friendly, é um hotel no estilo mais tradicional (nada de cabanas, são apartamentos mesmo), mas com a ótima pegada de ter sido erguido à beira de um lago. A hospedagem é toda arquitetada para agredir menos a natureza: há uso de energia solar, chuveiros, torneiras e vasos sanitários funcionam com baixo fluxo de água, equipamentos operam com baixo gasto de energia, a decoração é com materiais reciclados (mas nada cafona, fique tranquilo), e os alimentos são produzidos na região, para fomentar a produção local. Há trilhas, piscina, sauna, quadra de esportes e um lago, onde é possível andar de pedalinho, caiaque e praticar stand-up paddle. Embaixo do hotel está o Restaurante do Lago, cuja especialidade é a truta, sob responsabilidade do chef Marcos Babier.

Hotel Vale Dourado

Localizado dentro de uma fazenda, no alto de uma colina, em frente a uma floresta e ao lado de um lago, o hotel segue a linha "rústico chique". As camas são espaçosas, e os quartos têm vista panorâmica para a natureza. Entre os pontos altos, é possível realizar uma pequena trilha que leva até um mirante, cuja vista alcança 70 quilômetros. Ao lado da fazenda, está a Cachoeira do Tio França, mantida pelo irmão do dono do Vale Dourado. A diária inclui café da manhã.

$$

Pousada Corucacas

Próxima ao centro da cidade, a pousada fica dentro de uma fazenda, em frente a um lago. São 10 apartamentos com banheiro privativo e calefação. Na recepção, uma sala de estar aconchegante aquece os hóspede com uma lareira. A diária inclui café da manhã colonial, banho na Cachoeira da Energia, material para pesca, trilhas e interação com vacas, ovelhas e patos. É possível optar por passeios a cavalo com guia, por R$ 50.

Center Hotel Cambará

Boa opção para famílias, o hotel oferece apartamentos com quarto, banheiro e cozinha, algo importante para quem prefere cozinhar na viagem. A localização é um ponto alto, bem na avenida central da cidade, o que favorece deslocamentos a pé. Inclui café da manhã com produtos coloniais e estacionamento.

$

Camping Corucacas

A Pousada Corucacas também é camping. Aos aventureiros, o acesso e banho na Cachoeira da Energia é garantido. O valor da diária inclui banheiros, chuveiro elétrico, uso de tomadas e água potável.

Hostel Cape Town

Opção para quem quer gastar menos, o hostel é inspirado na Cidade do Cabo, na África do Sul. Aberto em 2015, é localizado no Centro e bem avaliado por plataformas de viajantes. Com capacidade para 21 pessoas, a vibe aqui é do it yourself: os móveis foram feitos pelos próprios donos, das camas às luminárias, com reaproveitamento de madeira e pneus. Há quartos compartilhados (um deles, para até seis pessoas) ou para casal, todos com aquecedor e armários. Para relaxar, um pequeno espaço de convivência com TV. Não há café da manhã, mas a cozinha serve à vontade café, sal, azeite e açúcar.