1 - BR-116 em direção a Novo Hamburgo, RS-239 em direção a Taquara, depois RS-020 até Cambará do Sul
2 - Freeway (BR-290) até Osório, depois a BR-101 em direção ao Litoral até Terra de Areia. Pegue a saída para a Rota do Sol (RS-453) até Tainhas, onde se pega a RS-020 até Cambará do Sul
Ônibus
Há apenas um horário de ônibus para fazer o trajeto Porto Alegre - Cambará do Sul: 6h da manhã, em um percurso de 5h48min operado de segunda a sábado pela empresa Citral. Valor sem seguro: R$ 48,15.
Quando ir
A melhor época para ver os cânions é no inverno, quando é menor a diferença de temperatura entre a umidade quente que vem do litoral catarinense e a umidade fria dos cânions (é o choque entre o frio gaúcho e o calor das praias catarinas que produz a serração). Evite ir aos cânions se choveu um dia antes. As trilhas estarão cheias de lama e será preciso ter roupas extras.
– No verão, a probabilidade de ter serração é bem maior, mas ao mesmo tempo dá para tomar banho nas cachoeiras. Para quem quer ver os cânions, quanto mais frio, melhor – diz o guia Genaro, natural de Cambará.
Na estação mais quente, contudo, é possível curtir outras aventuras, como fazer a Trilha do Rio do Boi ou banhar-se nas cachoeiras da região.
Para contratar guias
Há 22 agências de turismo cadastradas na prefeitura de Cambará do Sul. Opte por uma cadastrada na Associação de Empreendedores de Cambará do Sul (Aeturcs).
O que levar
- Roupas leves e quentes, com proteção contra o vento (mesmo no verão)
- Boné
- Água
- Lanche (barrinha de cereal ou frutas)
- Protetor solar
- Óculos de sol
- Protetor labial (não usa manteiga de cacau, porque sob o sol ela pode fritar os lábios)
- Uma sacolinha para colocar o próprio lixo. São pouquíssimas as lixeiras e, as que existem, viram com a força do vento