"Gosto de fazer simulados para saber como administrar o tempo do concurso. No Enem, que tem uma prova cansativa, isso é ainda mais importante. Fazer simulados também faz com que você se acostume com o tipo de prova."
Mariana Uequed, 18 anos
"Acho fundamental fazer simulados, pois é possível elaborar uma estratégia de prova. No caso do Enem, que tem questões muito extensas, isso é ainda mais importante. Conhecendo a prova, é possível pular as mais difíceis."
Rodolfo Monteiro, 21 anos
"É bem importante simular para saber o tempo que se tem para fazer a prova, por exemplo. Uma coisa é fazer exercícios em casa, mas a prática é sempre diferente. Por isso, considero treinar tão importante."
Gabriela Ecco, 21 anos
A importância de praticar
Quem vai enfrentar concursos e provas como o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisa praticar muito. Essa máxima é defendida por professores e especialistas da área para fazer, principalmente, com que a estrutura das avaliações seja conhecida pelos estudantes. Além de realizar exercícios em casa, na escola ou no cursinho, os alunos costumam treinar fazendo simulados, sejam eles presenciais ou pela internet. Nessas provas, nos moldes dos concursos tradicionais, é possível ter uma noção das questões e entender como as avaliações funcionam na prática.
- A primeira coisa importante é se familiarizar com o tipo de questão, com o enunciado e saber como o contexto é inserido nas perguntas - comenta a professora Marisa Magnus Smith, coordenadora pedagógica do Núcleo de Ingresso da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Professor de matemática e blogueiro do clicRBS, Gustavo Reis lembra que a proximidade com o fim do ano, quando grande parte dos conteúdos já foi passada aos alunos, exige ainda mais treino:
- O excesso de conteúdos faz com que muitos estudantes esqueçam o que aprenderam no início do ano, por exemplo. Por isso, fazer exercícios e simulados é importante também para relembrar.
Para Reis, os simulados têm duas funções principais: submeter os alunos à situação de prova, no caso dos presenciais, e retomar pontos importantes de cada disciplina