Com o objetivo de mostrar que a matemática não precisa ser assustadora, o Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática incentiva que alunos, professores e interessados gravem vídeos sobre conteúdos, conceitos ou ideias matemáticas. A oitava edição conta com 167 vídeos classificados, dos quais 28 receberão medalhas. A premiação ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no sul do Estado.
O festival é uma iniciativa do projeto Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância, coordenado pelo professor Marcelo de Carvalho Borba, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro. A primeira etapa da iniciativa é virtual e permite que a população vote nos vídeos preferidos pela internet, compondo o júri popular. Depois, na etapa presencial, os vencedores definidos pelo júri popular e pelo júri técnico serão premiados. Além disso, evento contará com mesas redondas e palestras.
— É uma iniciativa que, além de qualificar o ensino e de produzir conhecimento matemático, trabalha muitas outras questões. Estamos desenvolvendo a competência digital, a criatividade, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e o gerenciamento de conflitos — afirma a professora da UFPel e coordenadora da etapa final da competição, Carla Felcher.
No total, o VIII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática recebeu 200 trabalhos de participantes de todo Brasil. Desses, 167 foram classificados e estão publicados em playlists no YouTube, separados por categorias (confira abaixo). É por meio de curtidas na plataforma que os vencedores do júri popular serão escolhidos. A população tem até o dia 28 de agosto para votar nos seus preferidos. Na cerimônia na UFPel, serão premiados quatro vídeos por categoria (três pelo júri técnico e um pelo júri popular).
O evento presencial começará com uma mesa de abertura e uma apresentação artística. No primeiro dia, haverá, também, palestra sobre produção de roteiros. No segundo dia, oficinas e mesas redondas fazem parte das atividades previstas. A premiação será dividida entre dois momentos, uma em cada dia do evento. A programação completa está disponível no site. O ingresso é gratuito e, para participar, basta realizar a inscrição online pelo site do evento.
— Para os dias 30 e 31 de agosto, desejamos que seja um grande evento, uma grande celebração da matemática — acrescenta Carla.