O governo do Estado do Rio Grande do Sul e a a prefeitura de Porto Alegre suspenderam, na noite desta quarta-feira (12), as aulas na rede estadual de ensino e nas escolas municipais devido aos alertas da Defesa Civil da possibilidade de inundações e alagamentos pela chegada do ciclone extratropical.
VÍDEO: veja como está a movimentação do ciclone extratropical que atinge o RS
A decisão do governo estadual, válida para a quinta-feira (13) foi anunciada pelo vice-governador Gabriel Souza em seu perfil no Twitter.
Já na rede municipal, a Prefeitura de Porto Alegre suspendeu as aulas, mas as escolas vão seguir abertas para acolhimento aos alunos.
Ao longo do dia, cidades de diferentes regiões do Estado suspenderam aulas e liberaram estudantes de atividades. Em Sobradinho e Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, o cancelamento se deu a partir dos estragos verificados após queda de granizo na madrugada.
Na Região Metropolitana, Canoas chegou a suspender as aulas nas escolas municipais de Ensino Fundamental nesta quarta, mas mudou definição, mantendo o atendimento em toda a rede. Para a quinta-feira (13), as aulas ficam suspensas pela manhã, sendo retomadas à tarde.
Sapucaia do Sul também decidiu suspender as atividades durante a quinta-feira em toda a rede municipal de ensino. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que está com semestre em andamento, suspendeu as atividades a partir das 17h.
Em Novo Hamburgo, as aulas da rede municipal estão suspensas hoje e quinta, retornando na sexta-feira (14). Na vizinha São Leopoldo, o prefeito Ary Vanazzi anunciou a suspensão das aulas na quinta-feira (13).
No Litoral Norte, várias cidades já anunciaram suspensão das aulas:
- Arroio do Sal
- Balneário Pinhal
- Caraá
- Capão da Canoa
- Capivari do Sul
- Cidreira
- Imbé
- Itati
- Maquiné
- Morrinhos do Sul
- Mostardas
- Osório
- Tavares
- Terra de Areia
- Torres
- Tramandaí
- Três Cachoeiras
- Três Forquilhas
- Xangri-lá
No sul do Estado, as redes municipais de Rio Grande e Camaquã suspenderam as atividades administrativas e acadêmicas para quarta e quinta. Na Região Central, a prefeitura de Cachoeira do Sul anunciou a suspenção das aulas na quinta-feira.