As soft skills são um conjunto de competências relacionadas ao comportamento de uma pessoa. Elas são entendidas como características essenciais para o desenvolvimento da carreira profissional. Assim, as soft skills são modos de lidar com situações do dia a dia de trabalho e que permeiam a atividade principal do profissional.
Liderança, capacidade de resolução de problemas e inteligência emocional são alguns dos exemplos desse grupo de habilidades. Além de ajudar na carreira profissional, elas são importantes para a vida pessoal do indivíduo.
Nesse contexto, as habilidades comportamentais se diferenciam das hard skills, entendidas como um grupo de competências técnicas de um profissional, a capacidade que ele tem de executar o trabalho para o qual foi contratado. Os dois grupos não concorrem entre si, nem são classificados em graus de importância, pelo contrário: especialistas ouvidos por GZH entendem que o desenvolvimento desses dois conjuntos de habilidades é essencial para que o profissional atinja os objetivos almejados na carreira.
Mercado de trabalho
Notícia
Soft skills: o que são e como elas podem ajudar no desenvolvimento profissional
Competências comportamentais são tão valorizadas quanto as habilidades técnicas, conforme especialistas