Jovens de 18 a 29 anos que concluíram o Ensino Médio na rede pública podem se candidatar para concorrer a bolsas de estudo no TECH.JA, programa que oferece capacitação em tecnologia da informação (TI). A iniciativa é promovida pela ONG Junior Achievement Brasil (JA Brasil), pelo Google e o BID Lab, laboratório de inovação do Grupo BID. As inscrições para o programa podem ser feitas neste site até o dia 5 de agosto.
É requisito para participação não estar trabalhando formalmente (CLT, PJ, MEI ou Jovem Aprendiz) ou estudando em cursos de educação superior ou tecnólogos. A renda per capita do candidato deve ser de até dois salários mínimos. Não é exigido nenhum conhecimento prévio sobre a área.
São 480 bolsas em todo o país, sendo 40 no Rio Grande do Sul. Gratuito e online, o curso tem duração de quatro meses, com dedicação de quatro horas diárias, cinco vezes por semana. Além da capacitação técnica, a formação abrange tópicos como autoconhecimento, ética, apoio para a elaboração de currículos e preparação para entrevistas de emprego.
Ao final do curso, os jovens receberão um certificado profissional de Suporte em TI, emitido pelo Google juntamente com a certificação da Junior Achievement Brasil. Os jovens também passam a integrar o banco de talentos das empresas parceiras, com a possibilidade de participar dos processos seletivos para as vagas disponíveis.
A JA Rio Grande do Sul informa que avalia a possibilidade de empréstimo de computadores e custeio da contratação do serviço de internet aos jovens que não possuírem o equipamento, dependendo da disponibilidade dos computadores em cada localidade.