Os estudantes têm até às 23h59min desta segunda-feira (18) para manifestar interesse para a lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022. As inscrições ocorrem no portal, no site Acesso Único, do Ministério da Educação (MEC).
Nesta fase, o candidato deve indicar um único curso. A alternativa só pode ser selecionada pelos estudantes que não foram aprovados em nenhuma das duas opções de formação que foram escolhidas na chamada regular. O MEC alerta que é necessário ficar atento para concluir todo o processo até o final, incluindo a nova escolha de curso.
O resultado deve ser divulgado a partir de 25 de julho. Entretanto, nem todos os cursos realizam chamadas nesta etapa. Isso porque a lista de espera é um recurso utilizado quando todas as vagas inicialmente ofertadas não foram preenchidas por algum motivo, como desistência de algum candidato.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de Educação Superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.
Exigência
Para participar do Sisu, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter se declarado treineiro ao realizar prova. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem.
As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e com as políticas e ações afirmativas adotadas por cada instituição pública de ensino superior. Tais ações incluem a reserva de vagas e a aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda aos critérios especificados.