Após suspenderem atividades por precaução, diante da tempestade Yakecan, boa parte dos municípios gaúchos programa o retorno dos estudantes às salas de aula a partir da tarde desta quarta-feira (18). Centenas de escolas fecharam em ao menos 32 cidades do Rio Grande do Sul - o número pode ser ainda maior se levado em conta um balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc): 11 coordenadorias regionais emitiram avisos de que as instituições na abrangência delas fechariam, decisão tomada em conjunto com os órgãos de defesa civil de cada localidade.
Após o meio-dia desta quarta, os alunos da rede municipal e estadual de Porto Alegre podem voltar aos colégios. Segundo a Secretaria Municipal da Educação, não houve danos estruturais aos prédios públicos de ensino da Capital.
Na Região Metropolitana, a retomada ocorre também nesta tarde para os estudantes de Alvorada e Gravataí. Capão da Canoa, no Litoral Norte, é outro município que volta a ter alunos nas salas um dia após o fechamento.
Algumas cidades preferiram estender a suspensão até quinta-feira (19), a fim de avaliar novamente a previsão do tempo: Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, Cachoeirinha, Guaíba e Canoas, na Grande Porto Alegre, e Torres, no Litoral Norte, seguem fechadas.
Universidades também reabrem
No ensino superior, reabrem a partir da tarde desta terça, Ufrgs, PUC, Ulbra, Uniritter e Fadergs. A Unisinos, com campus na Capital e também em São Leopoldo, ainda está com formato online e não definiu quando retorna ao presencial.
A orientação para quem tem dúvida sobre a retomada é contatar a escola ou faculdade, por telefone, e-mail, página oficial na internet e redes sociais.