Celebrado em 15 de outubro, o Dia do Professor tem referências históricas. A primeira, e antes de se tornar uma lei federal, ainda do tempo do Brasil imperial.
Segundo texto publicado no site do Ministério da Educação, em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I emitiu a lei sobre o ensino elementar, que definiu, entre outras determinações, que todas as cidades brasileiras deveriam ter escolas de primeiras letras (Ensino Fundamental) e ainda estipulou o salário a ser pago aos professores.
Mas a primeira comemoração dedicada aos professores só foi realizada 120 anos depois do decreto imperial. A ideia partiu do professor paulista Salomão Becker, ao propor uma reunião da equipe da escola onde lecionava para confraternizar na data. Becker era formado em Filosofia, Sociologia, Geografia, História e Direito — sempre pela Universidade de São Paulo (USP).
Uma de suas frases mais conhecidas — “professor é profissão; educador é missão” — ainda é citada por muitos educadores. A proposta de Becker motivou professores de outros Estados a fazerem a mesma celebração na data. Até que em 14 de outubro de 1963 foi criado o feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682 no dia 15 de outubro.
Para celebrar o Dia do Professor, GZH convidou leitores e instituições dos ensinos público e privado para prestarem homenagens a esses profissionais que contribuem para a formação e o desenvolvimento da sociedade.
Carlos Alberto Neitzke Fiedler, de Viamão:
"Gostaria de prestar uma homenagem à professora Rosângela, que foi minha professora no Instituto de Menores, em Pelotas. Fui internado por cinco anos quando era piá. E o único lugar em que eu me sentia um ser humano era dentro da sala de aula com ela. Muito obrigado."
Edson Ademir Dal Piaz Barbosa, de Caxias do Sul:
"Agradeço muitíssimo a todos os professores e professoras que tive ao longo da minha jornada, tanto do primário, ginásio, ensino médio e superior. Se hoje estou quase me formando em Matemática, devo muito a eles. Um grande abraço a todos os professores."
"Professoras e professores ensinam, mas ao ensinar, aprendem. Aprendem a acreditar nas possibilidades transformadoras da educação, no convívio solidário das diferentes culturas, linguagens e formas de ser e estar no mundo. Professoras e professores, porque acreditam, participam na construção de sonhos e na materialidade de projetos de vida. Parabéns a todas e todos que escolheram acreditar nas pessoas!"
"A base de todo conhecimento é o prazer de compreender, de conhecer, de descobrir. Aprender para conhecer supõe, primeiramente, aprender a aprender. Já educar, essa nobre missão, implica numa atitude de escuta para o clamor que vem do outro e, mais do que nunca, a educação parece ter por finalidade essencial conferir a todas e todos a capacidade de julgamento, de sentimento, de imaginação e despertar o melhor que cada um possui dentro de si. Educação tem a ver com competências, atitudes e valores. Ser professor é escolher guiar as pessoas à expansão de seus talentos, ideias, pensamentos e a tornarem-se também, tanto quanto possível, mestres de seus destinos. A PUCRS se constitui numa comunidade educativa na qual todos somos chamados a nos engajarmos com um presente e futuro melhor para toda a sociedade. Essa motivação é o que nos move! Parabéns pela data de hoje e pela jornada trilhada até aqui!"
Carlos André Bulhões Mendes, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS):
“15 de outubro é uma data a ser comemorada por todos. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, são 2.989 docentes que, imbuídos dos mais valorosos sentimentos de cidadania, dedicam suas vidas à missão educadora, promovendo a construção do conhecimento, inspirando estudantes e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. Queremos aqui saudar todos os professores de todas as escolas do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo, muitos dos quais carregam em seus currículos a formação que conseguiram alcançar através de nossa Instituição, trazendo assim a UFRGS também em seus corações.”
Universidade La Salle:
“Professores, obrigado por fazerem parte de nossas histórias de vida em todas as idades. Somos gratos pelos processos formativos ao longo das gerações e para todas as gerações. Mais que professores vocês são educadores, por suas trajetórias pessoais e profissionais, que inspiram e fomentam a esperança, principalmente em tempos de grandes desafios como os vividos na pandemia. A Universidade La Salle reconhece e agradece por sua nobre missão de educar para a vida em todas as suas dimensões. Enquanto tivermos uma só pessoa carente de conhecimento, acolhida e humanização vocês terão todas as razões para existirem e serem enobrecidos. Neste Dia do Professor, nossa homenagem, gratidão e reconhecimento pelo bem que Deus realiza por meio de cada um de vocês”
Marícia Ferri, diretora Pedagógica Colégio Farroupilha, Fernando Carlos Becker, presidente da ABE 1858, e Milton Fattore, diretor administrativo Colégio Farroupilha:
"Ser professor é saber reconhecer as características de cada um e potencializá-las. É, ainda, apoiar a construção de inúmeros projetos de vida e, com isso, (re)criar o mundo em que vivemos. Nosso reconhecimento a todos os educadores que se dedicam a formar cidadãos competentes, éticos e globais."
Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista:
"O Dia do Educador, 15/10, é uma data muito importante para nós, maristas. Afinal, ela celebra a missão daqueles que atuam em prol da educação e incentivam crianças, adolescentes, jovens e adultos a desenvolverem seus projetos de vida. Nesse dia, agradecemos carinhosamente a todos os educadores que contribuem para a construção de sonhos e para formar cidadãos conscientes para uma sociedade mais justa e fraterna."
José Carlos de Fonseca, de São Francisco de Paula:
"Em 1985, estudei Ciências Contábeis na PUCRS, em Porto Alegre, e lá conheci o professor Carlos Nelson dos Reis. Anos depois, no Gaúcha Na Madrugada, o meu professor foi entrevistado. Ele contou a vida pessoal. Tinha sido menino de rua e chegou a ser batedor de carteira. Mas evoluiu como pessoa, se tornando um grande professor. Nunca vou esquecê-lo e tenho o maior orgulho de ter sido aluno dele. Obrigado."
Renato Bermann, de Salt Lake City, Utah (Estados Unidos):
"Os meus parabéns vão para o professor Israel e para a professora Vera, da escola General Neto, em Santana do Livramento. Foram os meus pilares da educação que me fizeram amar continuar estudante e, até hoje, me fazem a pessoa e o profissional que eu sou. Um forte abraço."
Karla Mombach - Novo Hamburgo:
"Gostaria de prestar uma homenagem à minha primeira professora, que coincidente era a minha mãe, Carmen Andreazza. Hoje, ela não está mais conosco. Estaria com 92 anos. Lembro muito que, durante a aula, no jardim da infância, eu a chamava de professora. De vez em quando, saía um "mãe" e os colegas riam muito."