Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem acessar o espelho da Redação a partir desta segunda-feira (28). As consultas ao material serão liberadas às 18h na Página do Participante.
É a oportunidade de compreender a nota e ver qual foi a pontuação atingida em cada uma das cinco competências avaliadas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), instituto que organiza o exame, lembra que o processo de correção pode passar por até quatro corretores para o cálculo da média final.
O espelho é a versão digitalizada do texto escrito por cada candidato e serve para fins pedagógicos. Além disso, junto ao espelho é divulgada a justificativa dos avaliadores.
No Enem passado, que ocorreu em janeiro e fevereiro deste ano, apenas 28 candidatos em todo o país obtiveram a nota máxima na Redação, entre quase 2,8 milhões de estudantes que realizaram a prova.
Logo depois que os boletins de desempenho dos candidatos foram divulgados, houve polêmicas com relação a notas mais baixas. Na ocasião, estudantes se manifestaram pela revisão das avaliações. O Inep garantiu que não houve falhas nas correções.
Isenção da taxa
Para quem vai fazer o Enem 2021, o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição termina nesta sexta-feira (28). Quem pode pedir são estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa educacional. Estar cursando o último ano do ensino médio na rede pública também dá direito ao benefício. O mesmo vale para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda.
O sistema também está aberto para justificar a ausência na edição anterior. Ainda não há o edital completo do ENEM deste ano com os prazos de inscrições e também não se sabe quando as provas serão aplicadas.