O presidente Jair Bolsonaro nomeou a professora Isabela Fernandes Andrade como reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A decisão, publicada na madrugada desta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União, interrompe a tradição de sempre nomear o primeiro colocado na lista tríplice formada pela instituição de ensino.
Isabela integrou a chapa denominada UFPel Diversa, da situação, que teve Paulo Roberto Ferreira Júnior como candidato a reitor. Ferreira Júnior, que foi chefe de gabinete do atual reitor, Pedro Hallal, encabeçava a lista tríplice — que tinha ainda Eraldo Pinheiro.
A chapa UFPel Diversa foi eleita no dia 15 de outubro com 56,5% dos votos, derrotando a chapa UFPel Mais, que recebeu 43,4%. No Conselho Universitário, optou-se por formar a lista tríplice apenas com os membros da chapa vencedora — a intenção foi valorizar a escolha de docentes, alunos e funcionários, que deram a vitória ao primeiro grupo.
Isabela Fernandes Andrade é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora na UFPel desde 2013 e, atualmente, ocupa o cargo de diretora do Centro de Engenharias da instituição.
A nova reitora irá substituir Pedro Hallal, que se tornou um dos principais nomes da ciência brasileira durante a pandemia do coronavírus. Epidemiologista, ele é o coordenador da pesquisa que analisou a prevalência da covid-19 no país.
Isabela será a segunda reitora mulher na história da UFPel. A primeira foi a professora Inguelore Scheunemann de Souza, que ocupou o cargo em dois mandatos, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. A posse da nova reitora deverá ocorrer na próxima sexta-feira (8).