A disputa eleitoral para reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) se iniciou nesta segunda-feira (14). Pela primeira vez, será um processo com ações de campanha apenas virtuais. Duas chapas se inscreveram na consulta à comunidade universitária. A votação ocorre no dia 8 de outubro, também online.
A chapa 1 é denominada ''Furg Plural e Coletiva'' e tem como candidato a reitor Danilo Girolo, atual vice-reitor. Além dele, a chapa é composta pelo candidato a vice-reitor, o professor Renato Duro Dias, e a professora Danubia Bueno Espíndola.
Com o lema ''Furg 1º'', a chapa 2 tem o professor Cláudio Renato Moraes da Silva como candidato a reitor. Além dele, a chapa é composta pelo candidato a vice-reitor, professor Edison Luiz Devos Barlem, e André Andrade Longaray.
A consulta universitária ainda precisa passar pelo Conselho Universitário da Furg, órgão máximo da universidade, que formaliza a lista tríplice na ordem que definiu a comunidade acadêmica e a envia para o Ministério da Educação. É do governo federal a prerrogativa de nomear o reitor.