Trabalhadores maduros têm sido cada vez mais requisitados pelas empresas no Brasil. Pessoas acima de 60 anos foram as que mais conseguiram trabalho entre o terceiro trimestre de 2018 e o mesmo período de 2019, verificou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A ocupação cresceu 5,4% para a faixa etária, enquanto na faixa de 40 a 59 anos se ampliou em 2,6% e para trabalhadores mais jovens (18 a 24 anos) caiu 1,3%. Veja dicas para aproveitar esta tendência e conquistar também sua vaga
Trabalho longevo
- Ao buscar emprego, coloque sua energia em pequenas ou médias empresas. Estas costumam ser mais flexíveis em critérios de seleção e assumem que seu ambiente não é tão acelerado quanto grandes corporações.
- Não deixe de estudar e acompanhar as mudanças de sua profissão. Faça pelo menos um curso de curta duração a cada ano, inclusive buscando treinamento gratuito na internet ou nos sindicatos. Sites como o Educa e o Lúmina, da UFRGS, podem oferecer boas oportunidades de capacitação gratuita.
- Autoconhecimento é ainda mais crucial nesta fase da vida. Tenha claro quais seus pontos fortes e mergulhe em projetos profissionais que os façam se sobressair.
- Esteja vigilante com suas habilidades digitais — a grande barreira de contratação de maduros. Dedique tempo para entender novas plataformas e tecnologias que tenham relação com seu trabalho assistindo a tutoriais e conversando com colegas mais jovens.
- Mantenha ativa a rede de contatos com ex-colegas, fornecedores e até antigos empregados. Indicações são essenciais para profissionais maduros conseguirem novas vagas.
- Aceite o fato que uma nova vaga talvez não pagará o que você ganha hoje ou recebia no último trabalho. A crise baixou a réguas dos salários para todas categorias profissionais, e as diferenças podem surpreender principalmente quem exercia cargos de gestão ou diretoria.
Fonte: Monica Riffel, fundadora da MaturiLab, Glória Yacoub, economista e responsável pela Estagiário Experiente, e Tatiana Lemke, diretora de operações da Região Sul da Produtive.