Os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 já podem fazer suas matrículas nas instituições de Ensino Superior. O período iniciou nesta quarta-feira (29) e vai até a terça-feira (4). As vagas são para os melhores colocados nos cursos de acordo com as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Conforme o Ministério da Educação (MEC), o candidato pode escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. O sistema seleciona os mais bem posicionados em cada um, de acordo com as notas no Enem e ponderações como pesos atribuídos às notas ou bônus. Se o desempenho do candidato permitir o ingresso nos dois cursos, prevalece a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.
Aqueles que não conseguiram vagas pelo Sisu poderão participar da lista de espera da segunda chamada, entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro.
A relação de aprovados no Sisu foi divulgada somente na noite dessa terça-feira (28), após impasse judicial em decorrência dos erros registrados em notas do Enem. Com a liberação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o MEC publicou a lista e abriu também as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que foram prorrogadas até sábado (1º).
O Sisu 2020 oferece 237.128 vagas em 128 instituições públicas de Ensino Superior.
Cronograma do Sisu
- Matrículas da chamada regular: 29 de janeiro a 4 de fevereiro;
- Prazo para participar da lista de espera: 29 de janeiro a 4 de fevereiro;
- Convocação dos candidatos em lista de espera: 7 de fevereiro a 30 de abril.