Mais de 400 mil alunos devem ocupar 1.217 locais de provas em todo o país neste domingo (24) para realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, vai avaliar o desempenho dos estudantes em mais de 9 mil cursos de graduação.
Em Porto Alegre, as provas serão aplicadas nos prédios 11, 12 e 50 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bairro Partenon. A previsão é que o local receba cerca de 6 mil pessoas. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) deslocará agentes de fiscalização de trânsito para a região, para evitar congestionamentos, mas pode haver trânsito carregado no entorno. A orientação é que os participantes se dirijam ao local com antecedência.
Neste ano, o Enade vai abranger os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo. Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, mesmo horário em que se encerra o prazo para responder ao questionário do estudante, pelo Sistema Enade, na internet. As provas têm início às 13h30min.
Confira as informações mais importantes para os participantes do Enade 2019:
Horários
- Os portões abrem às 12h e fecham às 13h.
- As provas têm início às 13h30min e se encerram às 17h30min.
- A lista de presença só será disponibilizada após uma hora de prova, e a participação do estudante só será comprovada a partir da assinatura na lista.
O que levar
- Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se munidos de documento oficial de identificação (com fotografia) e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas.
Formato da prova
- A prova é composta por 40 questões, sendo 10 da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, ambas contendo questões discursivas e de múltipla escolha.
Participação obrigatória
- A participação do estudante que está concluindo a graduação e foi chamado para fazer o Enade 2019 é obrigatória. O convocado que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao exame, uma vez que o Enade é considerado componente curricular obrigatório para esses acadêmicos.
Trânsito e transporte
- O exame será aplicado nos prédios 11, 12 e 50 da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6.681)
- A EPTC deslocará agentes de fiscalização de trânsito para a região da PUCRS, para evitar congestionamentos. É preciso estar atento à possibilidade de trânsito carregado no entorno.
- Chegam ao campus da PUCRS as linhas de ônibus Ônibus 343, T1, T4 e W215.