Neste domingo (24), cerca de 435 mil alunos, de 9 mil cursos de graduação, foram avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em todo o país. Em Porto Alegre, cerca de 6 mil pessoas realizaram as provas nos prédios 11, 12 e 50 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bairro Partenon. A avaliação teve início às 13h30min e se encerrou às 17h30min.
Par evitar possíveis congestionamentos, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) deslocou agentes de fiscalização de trânsito para a região. O movimento no entorno e na parte interna do Campus foi tranquilo.
Neste ano, o Enade abrangeu os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo. Além dos cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão responsável pela aplicação da avaliação.
O Enade é um exame feito por estudantes, ao final dos cursos de graduação, para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. O aluno precisa fazer o exame para colar grau e receber o diploma.