O Programa Primeira Chance, que oferece bolsas de estudo para jovens de baixa renda, está com inscrições abertas no Rio Grande do Sul até 30 de setembro. Implementada pelo Instituto Jama, a iniciativa possibilita que alunos de escolas públicas ingressem em instituições parceiras da rede privada.
Estudantes de todo o Estado podem se candidatar, desde que nunca tenham repetido de ano. O processo seletivo é gratuito e composto por quatro etapas: inscrições; análise do perfil demográfico, acadêmico e econômico; teste presencial com provas de matemática, português e redação; e entrevistas – individual com o candidato e conjunta com o responsável legal.
Para concorrer, os alunos precisam estar matriculados do 8º do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio, com idade máxima de 17 anos completos e bom rendimento escolar. Os participantes também devem ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio — ou seja, R$ 1.431 por pessoa. As inscrições podem ser feitas pelo link Inscrições - Processo Seletivo Primeira Chance - Rio Grande do Sul, que também pode ser encontrado no site do Primeira Chance, na parte do programa de bolsas.
Professores e diretores podem indicar estudantes para participar através do e-mail contato@primeirachance.org. Além da bolsa de estudo, os jovens selecionados receberão material didático, uniforme, transporte e alimentação. O benefício tem duração de um ano, e pode ser renovado caso o estudante cumpra os requisitos do programa.