Apenas 53 cursos de graduação do Rio Grande do Sul alcançaram o conceito mais alto na edição de 2017 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado a concluintes do Ensino Superior. O número corresponde a 6,9% do total de 770 cursos avaliados no Estado.
Numa escala de 1 a 5, 252 graduações obtiveram conceito 4 (33%), e outras 329 (43%), conceito 3, o mínimo da classificação considerada adequada. O restante (17%) ficou com desempenho 1 e 2 ou sem conceito. A maior parte dos cursos com nível de excelência é de instituições públicas (31).
Na edição anterior do exame, em 2016, 9% dos cursos avaliados no Estado, nas áreas da saúde e das ciências agrárias, alcançaram conceito máximo.
Os dados referentes a 2017 foram apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, na manhã desta terça-feira (9), em Brasília. Em todo o país, a média de cursos no conceito mais alto é menor, apenas 5,9% estão na faixa 5.
Quase 451 mil estudantes, vinculados a 10.570 cursos de 1.478 instituições, nas modalidades presencial e a distância, realizaram a prova em 2017 nos 26 Estados e no Distrito Federal. O Enade afere o desempenho de estudantes de diferentes graduações em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidos ao longo dos cursos. Além de ajudar o governo federal a montar um panorama da educação no país, os resultados também auxiliam as entidades participantes a rever, se necessário, seus projetos pedagógicos.
Completaram as provas estudantes das áreas de ciências exatas, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia (a cada ano, são testados alunos de um grupo de cursos diferentes). Os dados finais, extraídos de um conjunto de 40 questões – relativas a aspectos da formação geral e a componentes específicos das carreiras – permitiram compor o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado IDD, que apresenta um cenário mais amplo, comparando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos ingressantes com o conceito do Enade dos concluintes, o que possibilita verificar o quanto o curso superior agregou de conhecimento ao aluno.
Mais bem avaliada na prova no Rio Grande do Sul, a formação em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade CNEC Gravataí conquistou o conceito 4,98 (equivalente a 5). Na sequência, aparecem Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) de Farroupilha, licenciatura em Matemática do IFRS de Canoas, Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e licenciatura em Física da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
Na ponta inferior da tabela, a das graduações com conceito 1, figura, em último lugar, a licenciatura em Educação Física da Universidade de Passo Fundo (UPF) do campus de Palmeira das Missões. Em seguida, estão o bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade La Salle, de Canoas, a licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) do campus de Montenegro, o bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera do Rio Grande.
O estudante selecionado para o Enade precisa comparecer à prova na data marcada, mas não lhe é exigido um desempenho mínimo para que possa se formar e garantir o diploma. Por esse motivo, especialistas questionam a validade da ferramenta para verificar a qualidade dos cursos.
– É um evento que vale só para a faculdade. Se o aluno for lá e entregar a prova em branco, simplesmente marcando presença, ele já resolveu o problema dele. No histórico, vai constar se ele realizou ou não a prova, mas não a nota. Isso precisa ser urgentemente corrigido – critica Bruno Eizerik, presidente do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS).
Eizerik argumenta ainda que a nota final atribuída pelo MEC leva em consideração, entre outros fatores, o número de doutores do quadro docente da entidade de Ensino Superior (este nível de ensino é composto por faculdades, centros universitários e universidades). Faculdades oferecem ensino, enquanto as demais trabalham também com pesquisa. Nesse ponto, faculdades estarão sempre em desvantagem, aponta o presidente do Sinepe:
– Se a instituição não faz pesquisa, não tem doutor. Os doutores querem estar onde tem pesquisa. Dificilmente haverá uma faculdade com nota 5.
O Inep divulgou ainda um perfil socioeconômico e de comportamento dos participantes brasileiros. A maior parte dos respondentes não trabalha (37,8%), mas o segundo grupo mais representativo é formado por alunos que trabalham 40 horas semanais ou mais (33,8%). No quesito horas dedicadas aos estudos por semana, 41,1% estudam de uma a três horas, e 30%, de quatro a sete. Apenas 4% afirmaram somente assistir às aulas, sem nenhum complemento em casa.
Nas modalidades presencial e a distância, a maior parte dos alunos relatou ser o primeiro membro da família a estar concluindo o Ensino Superior. Quanto à renda, 27% têm rendimentos próprios, mas recebem auxílio da família ou de outras pessoas, e 26,6% não têm renda. Quase 70% frequentaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, e 21,7% dos universitários conquistaram a vaga por meio de políticas de ações afirmativas ou de inclusão social.
Números da prova no Brasil
Inscrições de estudantes concluintes 537.360
Estudantes concluintes presentes no exame: 450.995
Cursos avaliados: 10.570
Instituições de Ensino Superior participantes: 1.478
Áreas de avaliação: 44
Unidades da federação: 27
Municípios: 1.497
Áreas avaliadas
Bacharelados e/ou licenciaturas: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Engenharia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Inglês, Letras – Português, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Matemática, Música, Pedagogia, Química, Sistema de Informação.
Cursos superiores de tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores.
Cursos com conceito 5 no RS
- Arquitetura e Urbanismo — UFRGS, Porto Alegre
- Arquitetura e Urbanismo — UFSM, Santa Maria
- Ciências Biológicas (licenciatura) — UFRGS, Porto Alegre
- Ciência da Computação (licenciatura) — Unisc, Santa Cruz do Sul
- Ciência da Computação (bacharelado) — UFRGS, Porto Alegre*
- Ciência da Computação (bacharelado) — UFRGS, Porto Alegre*
- Educação Física (licenciatura) — Faculdade Ideau, Getúlio Vargas
- Educação Física (licenciatura) — Univates, Lajeado
- Engenharia Ambiental — UFRGS, Porto Alegre*
- Engenharia Ambiental — UFRGS, Porto Alegre*
- Engenharia Ambiental — UFSM, Santa Maria
- Engenharia Ambiental — Unirriter, Porto Alegre
- Engenharia de Alimentos — UFRGS, Porto Alegre
- Engenharia de Alimentos — Unipampa, Bagé
- Engenharia de Alimentos — Unisinos, São Leopoldo
- Engenharia de Controle e Automação — UFRGS, Porto Alegre
- Engenharia de Controle e Automação — Unisinos, São Leopoldo
- Engenharia de Produção — UFRGS, Porto Alegre
- Engenharia Elétrica — UFRGS, Porto Alegre
- Engenharia Mecânica — IFRS, Erechim
- Engenharia Química — UFRGS, Porto Alegre
- Filosofia (bacharelado) — UFRGS, Porto Alegre
- Filosofia (licenciatura) — UFSM, Santa Maria
- Física (licenciatura) — UFRGS, Porto Alegre
- Física (licenciatura) — Ulbra, Canoas
- Geografia (licenciatura) — Furg, Rio Grande
- História (bacharelado) — Ulbra, Canoas
- Letras — Inglês — UFSM, Santa Maria
- Letras — Inglês — Unijuí, Ijuí
- Letras — Português (licenciatura) — Faccat, Taquara
- Letras — Português (licenciatura) — UFRGS, Porto Alegre
- Letras — Português e Espanhol (licenciatura) — Unisinos, São Leopoldo
- Letras — Português e Espanhol (licenciatura) — Univates, Lajeado
- Letras — Português e Inglês (licenciatura) — Furg, Rio Grande
- Letras — Português e Inglês (licenciatura) — UFPel, Pelotas
- Matemática (licenciatura) — IFRS, Canoas
- Matemática (licenciatura) — UFRGS, Porto Alegre
- Música (licenciatura) — UFSM, Santa Maria
- Pedagogia (licenciatura) — Faculdade CNEC, Farroupilha
- Pedagogia (licenciatura) — Setrem, Três de Maio
- Pedagogia (licenciatura) — Ulbra, Cachoeira do Sul
- Pedagogia (licenciatura) — Ulbra, Canoas
- Pedagogia (licenciatura) — Ulbra, Torres
- Química (bacharelado) — UFRGS, Porto Alegre
- Química (licenciatura) — UFRGS, Porto Alegre
- Sistemas de Informação — UFSM, Santa Maria
- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas — IFRS, Canoas
- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas — IFRS, Farroupilha
- Tecnologia em Gestão da Produção Industrial — Faculdade CNEC, Gravataí
- Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação —UNIFTEC, Caxias do Sul
- Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação — Unisinos, São Leopoldo
- Tecnologia em Redes de Computadores — Fatec Senac, Pelotas
- Tecnologia em Redes de Computadores — Univates, Lajeado
* Os cursos de Ciência da Computação (bacharelado) e Engenharia Ambiental da UFRGS aparecem duas vezes na lista disponibilizada pelo Inep. A reportagem tenta contato com o órgão para esclarecer o motivo da informação duplicada.