Em no máximo dois meses, quem passar pela área central de Porto Alegre finalmente deverá visualizar a retomada das obras no Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha, localizado na Avenida Osvaldo Aranha. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação , as quatros empresas que demonstraram interesse em realizar os trabalhos têm até terça-feira (26) para corrigir pequenas falhas na documentação. Depois de nova análise e estando tudo correto, nas próximas semanas será feita a abertura dos envelopes com a escolha da empresa vencedora.
— Foram encontradas pequenas falhas na documentação das empresas, mas é tudo sanável. Estou bastante otimista e creio que, com a abertura dos envelopes, em dois meses as obras iniciem — destaca o diretor adjunto do Departamento de Administração da Secretaria da Educação (Seduc), Carlos Alexandre Ávila.
De acordo com o governo gaúcho, as obras têm prazo de 18 meses para conclusão. Considerada uma das escolas estaduais mais tradicionais da Capital, o Instituto de Educação está fechado desde 2016. O prédio é tombado pelo município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. Foi construído em 1936. O valor para a restauração é R$ 28,6 milhões. De acordo com o governo, o custo é alto, justamente, por se tratar de uma restauração, que irá preservar riqueza arquitetônica.
Com a retomada das obras, a tendência é de que o colégio volte a receber alunos em 2020. Atualmente, os alunos matriculados na instituição estudam em outras escolas estaduais de Porto Alegre.