Se os dados sobre o Ensino Médio (EM), especialmente em matemática, podem ser considerados trágicos – 93% dos estudantes de escolas públicas têm conhecimento básico ou abaixo disso no 1º ano do EM –, o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) aponta que, nos primeiros anos do Ensino Fundamental (EF), o aprendizado não vai tão mal.
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No 2º ano do EF, 61,7% dos alunos alcançaram níveis considerados adequados ou avançados em Língua Portuguesa, e 62,5% apresentaram índices satisfatórios em matemática.
O quadro piora conforme os anos de escolaridade avançam. No 6º ano, apenas 27% dos alunos avaliados demonstraram competências adequadas ou avançadas em matemática, e 43% alcançaram esse padrão em português. Já no início do EM, há uma queda brusca: só cerca de 7% dos estudantes apresentaram habilidades adequadas com os números, enquanto 19% atingiram bons índices na língua materna.
Para o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, a explicação para essa diminuição do conhecimento aferido com o passar dos anos escolares não é só questão de qualidade educacional, mas também de fatores sociais:
– Conforme as crianças vão envelhecendo, outros fatores também vão entrando em jogo. Tem a menina que engravida, o adolescente que se envolve com drogas. A evasão também é grande.
Krummenauer se declarou constrangido com os resultados apresentados no Saers, especialmente em relação ao aprendizado de Matemática, mas afirmou que a secretaria está trabalhando para melhorar a qualidade do ensino. Foram mencionadas iniciativas já em andamento ou que serão aplicadas no segundo semestre, como maior capacitação de professores, acompanhamento das escolas com maus resultados e monitoramento por parte das coordenadorias regionais.
Interrompida desde 2011, a prova foi retomada no ano passado para analisar o desempenho dos alunos no Estado. São avaliadas turmas do 2º e 6º anos do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio.
Promovida pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) em todas as 2,6 mil escolas estaduais, o Saers reúne também instituições municipais e estabelecimentos particulares que aderiram à metodologia de avaliação externa, visando verificar os níveis de aprendizagem de seus alunos. A iniciativa, diferente das avaliações nacionais, é feita somente no Rio Grande do Sul, e considerada pela secretaria como uma ferramenta importante para ajudar o governo e cada estabelecimento de ensino a melhorar os seus índices de aprendizado.
Assim como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do governo federal, o Saers avalia o desempenho de alunos nas áreas de português e matemática. A diferença é que, no Ideb, fazem a prova alunos do 5º e do 9º ano do EF e do 3º ano do EM. Já a avaliação estadual é para 2º e 6º anos do EF e 1º ano do EM.
* Zero Hora