A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) confirmou nesta quinta-feira que vai passar a utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso de novos alunos. No vestibular de inverno, 50% das vagas em cada curso serão destinadas ao Enem. Para a seleção de verão, ainda não foi definido o percentual.
De acordo com a universidade, os estudantes poderão utilizar a pontuação obtida em uma das três últimas edições do exame ou fazer as provas do vestibular da PUCRS. Será permitida a inscrição nas duas modalidades, e o melhor resultado irá valer para fins de classificação.
Para quem optar por fazer as provas do vestibular de inverno será cobrada uma taxa de R$ 100. Quem se inscrever apenas para o uso do Enem, a taxa será de R$ 30. As inscrições serão abertas na próxima terça-feira, dia 2.
Leia mais:
Com um time pop, PUCRS dá início a 2ª edição de pós-graduação sobre finanças
Professores se unem para formar cursinho pré-vestibular em Alvorada
Pesquisa aponta que estudantes brasileiros são felizes, porém ansiosos
A universidade também confirmou mudança nas provas do meio do ano, que ocorrerão em apenas um dia, e não mais em dois. A edição de inverno está marcada para o dia 10 de junho, um sábado. Além disso, as disciplinas de Física, Química e Biologia ficarão de fora do exame.
Para o vestibular de verão, a universidade deve manter a realização das provas em dois dias, com o mesmo número de disciplinas das edições passadas.
De acordo com a diretora acadêmico-administrativa da Pró-Reitoria Acadêmica, Ana Benso, a utilização da nota do Enem vai permitir uma maior participação de candidatos do Interior e de outros Estados na seleção, já que eles não precisarão vir a Porto Alegre para fazer as provas.
– Consideramos o Enem um exame adequado para selecionar os alunos para o ensino superior. São provas que têm sido reconhecidas por boa parte das universidades do país – afirma.
Segundo ela, não existe discussão na universidade para acabar com o vestibular.
Provas do vestibular de inverno
Redação: com peso de 1,5
Prova objetiva:
- 10 questões de História e Geografia (peso 2),
- 10 questões de Matemática (peso 3),
- 10 questões de Língua Estrangeira (peso 1,5)
- 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura (peso 2).