O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou, nesta quarta-feira, que irá atualizar a lista de instituições de ensino que não terão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. Uma nova relação deve ser divulgada nesta quinta-feira. Um dos locais que será incluído é o Colégio Pelotense, em Pelotas, que está ocupado por estudantes e não terá a aplicação do exame.
O Inep justificou que a escola do Sul do Estado não havia entrado no levantamento porque a ocupação ocorreu após a vistoria do consórcio contratado para aplicar as provas. Na tarde desta quarta, o Inep esclareceu que poderá retirar unidades da lista de adiamento somente em caso de erro de informação, como ocorreu com o Colégio de Aplicação, em Florianópolis, que não é alvo de manifestação. Mesmo as instituições que foram desocupadas recentemente não receberão o exame. Até agora, nenhuma unidade do Rio Grande do Sul está incluída neste caso.
Leia também
Saiba o que fazer se o seu local de prova do Enem está ocupado
Aplicação do Enem terá coleta de digitais pela primeira vez. Veja outros procedimentos de segurança da prova
As escolas estão ocupados em protesto de alunos contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos do governo e a reforma do ensino médio apresentada pelo governo federal.
Segundo o Inep, os alunos afetados pelas mudanças serão informados por e-mail ou SMS.
Nessa terça-feira, o órgão confirmou o adiamento das provas para 191 mil estudantes de todo o Brasil, sendo 1.957 mil no Rio Grande do Sul. A nova data foi marcada para os dias 3 e 4 de dezembro. Foram incluídos na primeira lista o Instituto Federal Sul-rio-grandense nos campus de Bagé, Camaquã e Sapucaia do Sul e Instituto Federal Farroupilha no campus de São Vicente do Sul.
Para os demais estudantes, as provas serão aplicadas neste sábado e domingo, com o fechamento dos portões às 13h. No primeiro dia serão 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. O segundo dia será composto por 90 questões de português e matemática, além da redação.
Confira a nota enviada pelo Inep:
O INEP informa que o monitoramento dos locais de prova ocupados está sendo feito pelos consórcios aplicadores. No caso do Colégio de Aplicação da UFSC o consórcio Cesgranrio verificou que houve falha no repasse da informação por parte do coordenador de área. A informação foi baseada no ambiente de risco à segurança durante as assembleias dos alunos, não sendo atualizada devidamente. Diante disso, com a comprovação de que o local não estava ocupado no prazo estabelecido, o INEP vai realizar as provas no Colégio de Aplicação no próximo final de semana (05/11 e 06/11). Para isso, já adotou as providências necessárias para informar aos alunos que farão exame no local.
Pelotas - O Consórcio Aplicador informou ao INEP que fez a visita no local, no dia 31/11, às 12h, e a referida unidade não estava ocupada. A ocupação ocorreu em momento posterior à visita. Diante da confirmação da ocupação desta escola, o INEP informa que não realizará provas no local e já está adotando as providências para informar aos alunos.
*RBS Brasília