Usando ferramentas de aprendizado que envolvem cidadania, sustentabilidade, política e conhecimento por meio da leitura, o game Logus – A Saga do Conhecimento chega à quarta e última etapa. A missão Vertus, que se inicia nesta quinta-feira, instiga as equipes a reunir os conhecimentos adquiridos nas fases anteriores do jogo e a viver uma experiência prática e coletiva que encontre uma solução real para um problema que afete a escola.
O objetivo do desafio é fazer com que os estudantes exercitem as competências necessárias para trabalhar em equipe e valorizem os recursos existentes na própria comunidade. O intuito da missão é estimular o desenvolvimento de atitudes propositivas, cooperativas e empreendedoras. Além do exercício da criatividade, a ideia é promover o aumento da participação e engajamento da comunidade escolar para que, em conjunto, seja possível transformar um espaço comum.
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- Nessa etapa, o importante é perceber que, algumas vezes, não é necessário esperar que outros resolvam os problemas que afetam a todos. As equipes terão de montar uma estratégia e um plano de ação valorizando os talentos de cada jogador, o envolvimento da comunidade e os recursos disponíveis no local. A ideia é proporcionar uma experiência bem prática de atuação coletiva - explica a gerente executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), Lucia Ritzel.
Na plataforma do jogo na internet, os participantes encontrarão dicas e um passo a passo para cumprir a etapa. O envio da missão deve ser feito até 23 de novembro e vale até 750 pontos para a equipe que participar do jogo. As três equipes vencedoras, além dos pontos (logus), receberão uma doação de R$ 2 mil cada uma. A entrega se dará em formato de vídeo, documento dos papéis desempenhados pelos participantes, as parcerias estabelecidas e os recursos utilizados para a articulação da participação.
Logus – A Saga do Conhecimento é um projeto da FMSS e do Grupo RBS para alunos da rede pública do Rio Grande do Sul, que usa a gamificação para engajar estudantes e professores em atividades que estimulam o protagonismo e o desenvolvimento socioemocional dos jovens.