Um grupo de 13 alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ficará com a formatura impossibilitada devido a uma falha da coordenação do curso. Os estudantes não foram inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano.
A realização das provas, que mede o rendimento dos alunos concluintes de cursos de graduação, é requisito para a colação de grau.
A UFRGS, que tem a responsabilidade de inscrever os alunos, afirmou, em nota, que o problema foi causado devido a dificuldades administrativas em verificar em tempo hábil a situação dos estudantes. A Reitoria ainda tentou procurar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame, para que fosse viabilizada a inscrição mesmo fora do prazo, mas não foi atendida. O Inep sustentou a decisão nas datas estabelecidas pelo edital.
A universidade disse ainda, por meio da assessoria de imprensa, que os alunos receberão um certificado de conclusão do curso, mas só poderão colar grau após a realização do exame.
Confira a nota da UFRGS:
Dificuldades administrativas por parte da UFRGS em verificar em tempo hábil a situação dos estudantes como concluintes fez com que o grupo de 13 alunos da Faculdade de Medicina não tivesse sua inscrição efetuada para realização do Enade/2016. Tão logo constado o fato, a Reitoria da UFRGS procurou o INEP, órgão responsável pela aplicação do exame, no sentido de viabilizar a inscrição mesmo fora do prazo, o que não foi atendido. O INEP alegou que devem observadas as datas estabelecidas pelo edital da prova.