A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), aprovou o projeto de Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda, que será oferecido pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis. O novo curso, que é o primeiro mestrado profissional em Design de Vestuário e Moda do Brasil, tem foco em qualificar profissionais de alto nível, comprometidos com a produção de conhecimento firmadas em novas tecnologias e atentas aos princípios da economia criativa.
O curso tem como área de concentração Moda e Tecnologia do Vestuário, organizado em torno de duas linhas de pesquisa: Moda e Sociedade e Design e Tecnologia do Vestuário. A previsão, é de que o processo seletivo para a primeira turma ocorra no primeiro semestre de 2017.
Segundo a chefe do Departamento de Moda e presidente da comissão que desenvolveu o projeto do mestrado, Icléia Silveira, com o mestrado, os alunos poderão aplicar o conhecimento produzido na universidade em empresas e em outras organizações voltadas para o setor. O curso contribuirá para a produção do conhecimento científico e tecnológico aplicado, tanto no mercado de trabalho que desenvolva atividades produtivas, de gestão, de inovação no campo da moda, como também o exercício da docência no ensino superior.
Na graduação, a Udesc oferece o curso de Moda que está entre os mais conceituados do país, e que neste ano completou 20 anos. Anualmente a graduação em Moda realiza o Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas – OCTA Fashion, considerado pela organização o maior evento de moda do Sul do país, reunindo um público de aproximadamente 3 mil pessoas.
Com o novo mestrado, a Udesc totalizará 42 cursos de pós-graduação, sendo 30 mestrados e 12 doutorados. Mais informações sobre o curso na secretaria do programa pelo telefone (48) 3664-8345, das 7h às 13h, ou pelo e-mail ppgmoda.udesc@gmail.com.