A faculdade FTEC de Caxias do Sul mudou de nome. Agora passa a se chamar UNIFTEC. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União nesta semana e, com isso, ela deixa de ser faculdade para se enquadrar como centro universitário regional. A portaria concede este novo status acadêmico apenas à unidade de Caxias do Sul. As demais unidades da Ftec, localizadas em Bento Gonçalves, Novo Hamburgo e Porto Alegre, permanecem como estão.
A principal diferença do centro universitário em relação à faculdade é a autonomia. Não é necessário mais receber uma visita de avaliadores do MEC para autorizar a criação de novos cursos. Após implantados, é que a instituição recebe o órgão.
Com isso, a UNIFTEC projeta a abertura de 300 novas vagas na região, conforme estimativa de Debora Frizzo, pró-reitora acadêmica do centro universitário. Entre os novos cursos superiores previstos, estão engenharias, como a mecatrônica, e a psicologia. Eles estão previstos para o ano que vem. A instituição também está projetando a abertura de mestrados e pretende ampliar os cursos na modalidade de Educação à Distância (EAD).