O Mozarteum Brasileiro e a Associação Música em Trancoso, na Bahia, promovem a segunda edição da Academia Canto, entre 3 e 9 de julho, no Teatro L'Occitane, no povoado turístico baiano. Podem se inscrever estudantes de todo o país entre 17 e 28 anos, com alguma ligação com a música, especialmente o canto. Eles passarão por audições gratuitas, que serão realizadas por meio de vídeos produzidos pelos próprios inscritos.
A ação é uma parceria com a academia de canto coral Chorakademie Lübeck, criada por Rolf Beck, maestro e diretor artístico da entidade, que tem, entre os seus principais objetivos, estimular jovens talentos de todas as nacionalidades a se aperfeiçoarem na arte do canto.
Leia mais:
Conheça o curso de música popular da UFRGS
Estudar música na infância traz benefícios para a vida toda, aponta estudo
A comissão de avaliação selecionará os 50 melhores candidatos para receberem bolsa completa (transporte aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação) para aperfeiçoamento na Alemanha. Mesmo aqueles que não forem escolhidos poderão participar das atividades como ouvintes. Em sua primeira edição, em 2015, a Academia Canto registrou cerca de 160 inscritos, de 10 Estados.
Aulas com nomes de peso
Durante a academia, os alunos terão aulas individuais e em grupo com o maestro e diretor artístico da academia de canto coral Chorakademie Lübeck, Rolf Beck, com a mezzo-soprano eslovena Lucia Duchonova, indicada ao Grammy Award 2010 na categoria Melhor Vocal, entre outros profissionais renomados da área. Serão abordadas técnicas de canto e interpretação. Em 2015, seis participantes da Academia Canto em Trancoso receberam bolsas para estudar na Alemanha.
Reconhecido mundialmente, a Chorakademie Lübeck é um conjunto vocal inovador, cuja proposta inclui o estímulo a jovens talentos do canto de todas as nações. Está sediado na cidade alemã de Lübeck e realiza diversas turnês internacionais ao longo do ano. Músicos brasileiros estão entre seus integrantes. Já o Mozarteum Brasileiro foi fundado em 1981 e se dedica à formação de plateias para a música erudita e a atividades educativas para promover talentos.