A faculdade é uma época de muitas descobertas - uma delas é a de que as aulas nem sempre começam no início do ano para todo mundo. Em boa parte dos cursos, metade dos calouros só passa a frequentar as salas de aula lá em agosto, diferentemente do que ocorre durante a educação básica, quando o ano letivo se inicia na mesma época para todos.
Ter ficado na segunda turma de aprovados pode ser um pouco decepcionante para alguns bixos - especialmente para quem estava confiante de que iria passar e ainda esperava um resultado melhor -, mas também tem suas vantagens. Ficar livre dos estudos por um semestre, já com vaga na faculdade garantida, pode ser a oportunidade de se preparar melhor para o curso e para a vida no Ensino Superior, assim como uma chance de retomar atividades que ficaram de lado durante a preparação para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Leia mais:
Dicas para tornar o aprendizado mais prazeroso
Conhecimento em línguas estrangeiras facilita o estudo na graduação
Estudante deve aproveitar universidade para aprimorar competências pessoais
- É a época ideal para o estudante se conhecer melhor, entender suas necessidades e prioridades. Ele pode conhecer melhor o que o espera nos próximos anos, mas o fundamental é descobrir, sozinho, aquilo a que realmente quer se dedicar, não só por um semestre - diz a psicóloga Maria Luiza Pons.
Quem passou em uma turma "barra dois" (como fica conhecido o segundo semestre letivo na academia) também deve aprender a lidar com a ansiedade pelo início das atividades. Afinal, ainda faltam cinco meses para isso, e é possível aproveitar bem esse período para se aprimorar na carreira, adiantar alguns conteúdos da faculdade ou simplesmente descansar.
Que tal conferir o que pedem os estágios e onde encontrá-los? Ou agendar uma visita a alguma empresa ou instituição relacionada à área em que você vai trabalhar para ver o dia a dia dos empregados e tirar dúvidas? Vale aproveitar esse tempo livre para descansar e se aprimorar enquanto os desafios da faculdade não chegam.
Curso de línguas está entre os projetos de Caroline para este semestre
Foto: Tadeu Vilani / Agência RBS
Caroline Mafessoni, 18 anos, bixo de Relações Públicas da UFRGS
Ver seu nome na lista de aprovados foi, claro, um momento de muita comemoração para Caroline Mafessoni, aprovada para o curso de Relações Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mas logo veio a insegurança: a estudante tinha se preparado para passar no primeiro semestre, e a aprovação para o segundo não foi, inicialmente, tão bem recebida por ela.
Mas ao se dar conta do tanto que tinha deixado de fazer no ano anterior, totalmente dedicado aos estudos, Caroline mudou de ideia: havia passado no curso e na faculdade que desejava, afinal, e ter um semestre livre até que poderia ser bom.
Quando parei para pensar em tudo o que precisava fazer, percebi que esse seria um tempo muito positivo. Agora, estou bem contente, posso me organizar e me preparar melhor. O problema é controlar a ansiedade até o início das aulas - explica a caloura de 18 anos.
Para aproveitar essa espécie de férias, Caroline optou por ter outro tipo de aula. Quer estudar inglês neste semestre - algo a que não conseguiu se dedicar nos últimos anos e vê como fundamental para sua carreira.
- Ter fluência no inglês é importante para se posicionar bem no mercado de trabalho. E, depois, também quero aprender espanhol e italiano, que são minhas línguas favoritas - conta.
A ideia é, ainda, aproveitar esse tempo para estudar um pouco de computação e desvendar programas de apresentação e edição que podem ser muito úteis no decorrer da faculdade e também depois da formatura.
Julia Affeld Martins, 19 anos, bixo de Direito na UFRGS
Saber que tinha passado no segundo semestre trouxe um certo alívio para Julia Martins. Aprovada em Direito na UFRGS, a estudante também preferiria ter começado as aulas agora, mas percebeu de imediato que, depois de anos estudando, um pouco de descanso seria muito bem-vindo.
- Fiquei muito feliz porque 2015 foi um ano muito corrido para mim, de muito estudo, e sinto que precisava deste semestre para dar uma descansada - diz.
A dedicação aos estudos foi compensada pela aprovação. Agora, Julia quer aproveitar o tempo livre para fazer o que não pôde no ano passado. Consultas médicas que ficaram pendentes, reencontrar amigos que deixou de ver enquanto tinha aulas e rever familiares que vivem no Interior estão na lista de afazeres da jovem de 19 anos.
Enquanto não chega a sua vez de estrear na faculdade, a estudante também se prepara para o segundo semestre conversando com os futuros colegas, além de amigos e a irmã que também foram aprovados em Direito. Um dos objetivos é adiantar a leitura de alguns livros obrigatórios e fazer resumos para melhor compreender o conteúdo antes mesmo do início das aulas.