Você sabe tudo o que anda rolando na área de pesquisa na UFRGS? Difícil, né? Mas uma novidade pode deixar o garimpo por informações científicas na universidade mais fácil. Na segunda-feira, a Secretaria de Comunicação (Secom) da instituição lançou o portal UFRGS Ciência, em que todos os trabalhos científicos produzidos na instituição ficam disponíveis ao público em uma linguagem acessível e didática. O material está dividido em sete grandes áreas, e o portal ainda divulga o material veiculado na UFRGS TV e na Rádio da Universidade.
– A ideia é popularizar e dar publicidade à pesquisa feita aqui – diz a jornalista da Secom Camila Raposo, uma das responsáveis pelo portal.
Leia mais:
Confira sete dicas de sites e aplicativos que oferecem simulados do Enem
Aplicativos podem ajudar a se preparar para o Enem
A iniciativa terá a participação de fotógrafos e de bolsistas estudantes de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) e terá um conselho editorial com representantes de diferentes áreas da universidade.
Na estreia, o site apresentou três reportagens. A primeira aborda os efeitos da caminhada nórdica em pacientes com Parkinson e foi baseada na dissertação de mestrado de Elren Passos, defendida na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid), que deu origem a um projeto de extensão voltado a idosos e pessoas com Parkinson.
A segunda trata sobre a produção de embalagens biodegradáveis e comestíveis, desenvolvidas por pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA), e a terceira trata da aplicação de cortinas verdes na arquitetura para controlar o escesso de sol nos ambientes. O trabalho é parte da tese de doutorado defendida por Mineia Scherer no Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura, premiada pela UFRGS como a melhor tese na área de Ciências Sociais e Aplicadas em 2014. O conteúdo do portal será atualizado semanalmente.
Acesse: ufrgs.br/secom/ciencia
Áreas de destaque: Agrárias, Biológicas, Engenharias, Extas e da Terra, Humanas e Sociais, Letras e Artes e Saúde