Setecentos e cinquenta gramas de massa do tipo espaguete e cola são os únicos elementos necessários para erguer uma estrutura capaz de suportar 180,2 kg. Foi o que cinco estudantes de engenharia da UniRitter provaram na noite desta quarta-feira, durante a Competição das Pontes de Espaguetes da instituição. O grupo foi o vencedor da disputa, concorrendo com outras 16 pontes.
Tradicional nos cursos de engenharia, a competição consiste na construção de uma ponte feita de espaguete e cola à base de epóxi, que deve resistir à maior tração possível. A estrutura é testada em um dispositivo de aplicação de cargas, desenvolvido internamente pelos alunos de Engenharia Mecânica.
- Nós esperávamos que a ponte aguentasse no máximo 100kg - conta Francielli Rodrigues, aluna do 6º semestre de Engenharia de Produção, integrante do grupo vencedor. Ela dedicou-se ao projeto durante duas semanas, ao lado dos colegas Daniele Lopes, Anderson Peixoto, Bruno Selau e Lucas Portal, estudantes de Engenharia Mecânica.
Anderson Peixoto, Lucas Portal, Bruno Freitas, Francielli Dorneles, Daniele Lopes, vencedores da disputa. Foto: Ellen Oliveira/Divulgação/UniRitter
Esta é a sexta edição da competição realizada na UniRitter. A atividade foi proposta pela primeira vez em 2012, pelo professor Otaviano Luis Talgatti, como um trabalho prático da disciplina de mecânica dos sólidos. Hoje, é um dos projetos de extensão da instituição.
- O objetivo da competição é fazer com que o espírito dos engenheiros floresça, e que eles possam aplicar na prática a teoria vista em sala de aula - afirma Otaviano. - Eles botam a mão na massa e verificam se o projeto teórico bate com o projeto real, vivenciando um pouco da profissão.
A competição, que começou atingindo a marca de 22kg, vêm batendo recordes a cada ano. No ano passado, a maior carga suportada foi de 163kg.
Otaviano explica que o segredo das pontes de espaguete mais resistentes está no conceito do projeto estrutural, em sua montagem e colagem: as massas devem ser dispostas geometricamente de maneira a distribuir o peso por toda a estrutura.
- Quanto mais minuciosa e trabalhada for a montagem, mais a ponte resiste - resume.
Além de promover a integração entre os alunos de engenharia da instituição, a 6ª Competição das Pontes de Espaguetes da UniRitter arrecadou cerca de 100kg de alimentos, que serão destinados a uma entidade assistencial.
Leia mais notícias de educação