A segurança dos internautas em tempos de preocupação com a privacidade é o tema que norteia a 16ª edição do maior evento de tecnologia do Estado, o Fórum Internacional Software Livre (Fisl). Desta quarta-feira até sábado, o centro de eventos da PUCRS sediará debates sobre programas e produtos de código aberto e cultura digital.
Enquanto há palestras extremamente técnicas, voltadas para profissionais, também haverá atividades gratuitas para quem visitar o fórum querendo saber mais sobre a aplicação do conceito "livre" nas escolas, no governo e nas empresas. O fórum, que já foi arena importante para o debate sobre o Marco Civil da Internet, terá como um dos destaques neste ano a luta contra a espionagem online. Haverá até uma "oficina de antivigilância", prevista para sexta-feira.
Leia mais notícias sobre tecnologia
O evento deve mobilizar em torno de 8 mil pessoas, desde hackers e programadores até leigos. Uma das propostas do evento é apresentar a tecnologia livre e desmitificar o uso de aplicativos de código aberto. Serão mais de 400 horas de programação - entre oficinas, painéis e workshops -, com palestrantes nacionais e internacionais.
Leia mais notícias sobre educação
Os inscritos poderão participar de quatro hackathons (desafios hacker) nas áreas de comunicação, saúde, robótica e negócios. O objetivo é desenvolver aplicativos em um tempo bastante curto, durante os quatro dias de evento - forma também de incentivar a colaboração com outros entusiastas e o trabalho em equipe. As aplicações desenvolvidas devem ser licenciadas como software livre e ter seu código aberto, para que qualquer pessoa possa usar a ferramenta.
Confira destaques do encontro:
Quarta-feira
17h, sala 40T - Warka: a água livre do futuro
Inventor de uma estrutura de bambus e barro que condensa a umidade do ar e a transforma em água potável, o arquiteto italiano Arturo Vittori vai falar sobre o seu projeto.
Quinta-feira
16h, sala 712 - Oficina: Blender 3D para iniciantes
Cícero Moraes mostrará como reconstituiu rostos de múmias do antigo Egito e de hominídeos a partir de fotografias de seus crânios.
Sexta-feira
14h, sala 40T - Construindo um Novena: o laptop open source
Sean Cross explica como foi a invenção do Novena, o primeiro laptop feito totalmente com hardware livre - e defendido como "à prova de espionagem".
Sábado
17h, sala 40T - Resultados das pesquisas com gás HHO em ônibus
Luis Rodolgo Gálvez apresentará resultados de pesquisa na Guatemala que reduziu em até um terço o uso de combustível em ônibus.
SERVIÇO
16º Fórum Internacional Software Livre (Fisl)
Tema: Privacidade e segurança no contexto das redes federadas.
Onde: centro de eventos da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6.681).
Quando: de hoje a sábado, das 9h às 20h.
Programação: as atrações do evento podem ser conferidas em fisl.org.br