Após ficar quatro décadas adormecido, o vulcão Calbuco, no sul do Chile, entrou em erupção de forma inesperada.
A coluna de cinzas expelidas obrigou as autoridades a declarar alerta vermelho e retirar mais de quatro mil pessoas da região.
Cinzas de vulcão devem chegar ao RS e prejudicar Salgado Filho
Mas apesar da erupção ter sido descrita como inesperada, ela não é totalmente surpreendente, se levarmos em conta que o Chile é um dos países com mais vulcões ativos.
Vulcão Calbuco coloca em alerta sul de Chile e Argentina
Especialistas ouvidos pela BBC Mundo afirmaram que devido a fatores relacionados a erupções - como sua intensidade e a proximidade de áreas povoadas - é impossível elaborar uma lista dos vulcões mais perigosos.
Eles reuniram numa lista os cinco países com mais vulcões ativos:
Chile
Calcula-se que o Chile tenha 95 vulcões em atividade. Atualmente, os mais ativos estão em Villarica, no sul, cuja erupção mais recente ocorreu em março deste ano. O Copahue fica na fronteira com a província de Neuquén, na Argentina, e continua lançando gases e cinzas ocasionalmente.
Outros vulcões também entraram em atividade recentemente, como por exemplo, o Puyehue-cordón del Caulle, que teve uma grande erupção em 2011, e o Chaitén, que se tornou ativo em 2008.
Segundo a vulcanóloga Amy Donovan, da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, também é importante mencionar o vulcão Láscar, no deserto do Atacama, no norte do país - que iniciou uma nova etapa de erupções em 2006.
Toda essa atividade, segundo Donovan, fez com que os organismos de vigilância aumentassem o monitoramento dos vulcões nos últimos anos.
Calcula-se que a Indonésia tenha 120 vulcões ativos, entre eles o monte Merapi
Especialistas dizem que há 120 vulcões ativos na Indonésia. O monte Merapi, a 400 quilômetros da capital Jacarta, um dos mais ativos, é monitorado de perto.
O monte Sinabung, no norte de Sumatra, por exemplo, registrou uma erupção no início de abril.
Na Indonésia também ocorreu uma das maiores erupções vulcânicas já registradas: a do vulcão Tambora, ocorrida em 1815. As cinzas lançadas alcançaram uma altura de 30 quilômetros e chegaram a afetar plantações na Europa.
Estados Unidos
Cerca de 130 vulcões ativos seriam monitorados constantemente por autoridades americanas.
Mas a decisão de monitorar ou não um vulcão, segundo Donovan, é um tema difícil.
- Financiar o monitoramento de um vulcão, em qualquer país, pode ser uma decisão controversa - disse ela.
- Isso porque as erupções são muito raras. Você pode monitorar um vulcão por milhares de anos sem ver uma erupção.
No Havaí, nos Estados Unidos, fica o vulcão Kilauea, o mais ativo do arquipélago e um dos mais ativos do mundo - que está "vibrando" desde 1993.
Os Estados Unidos também abrigam o Monte Santa Helena, no Estado de Washington, famoso por sua devastadora erupção em 1980 que deixou 57 mortos.
Japão
Especialistas dizem que o monte Fuji, no Japão, pode entrar em atividade em um tempo relativamente curto.
O Japão é lugar de um grande número de vulcões ativos. Segundo afirmou Bill McGuire, professor emérito de Geofísica e Perigos Climáticos da University College de Londres, o país tem 66 vulcões.
- Entre eles se inclui o monte Fugi, que pode entrar em erupção em um tempo relativamente curto.
O Sakurajima é outro vulcão ativo, localizado na região de Kagoshima, no sul da ilha de Kyushu. Devido à sua atividade, as autoridades alertaram para que as pessoas se mantenham distantes dele.
Outro vulcão é o monte Ontake. Segundo mais alto do país, na região central, ele entrou em erupção em setembro de 2014, deixando mais de 30 mortos e dezenas de feridos.
Rússia
Na Rússia, a maioria dos vulcões ativos estão concentrados na península de Kamtchatka, na Sibéria, na rerião mais oriental do país.
Um dos maiores e mais ativos é o Shiveluch, conhecido pela violência de suas erupções.
Outros é o Plosky Tolbachik, que depois de ficar adormecido desde 1976, entrou repentinamente em atividade em 2012.
Apesar de listarem esses cinco países, os especialistas afirmam que devido à falta de investigações sobre a história de muitos vulcões, é muito difícil saber quantos estão ativos.
Isso também faz com que listas elaboradas por diversas organizações sejam por vezes incompletas - o que ocasiona também divergências em cifras.
Os especialistas também dizem que apesar de não figurarem na lista, Filipinas e México também tem grande quantidade de vulcões ativos.