Assim como os humanos, os gatos relaxam mais durante cirurgias quando escutam música. Pesquisadores da Universidade de Lisboa publicaram um estudo na Journal of Feline Medicine and Surgery onde sugerem, inclusive, que os gatos preferem ouvir música clássica para esse tipo de procedimento.
Em busca de comida, leões-marinhos encalham na costa oeste dos EUA
Segundo Miguel Carreira, um dos autores, a música é um elemento importante para promover o bem-estar tanto da equipe quanto dos animais.
- Diferentes tipos de música afetam indivíduos de formas diferentes. Durante as consultas percebi que a maioria gostava de música clássica, particularmente as composições de George Handel, e ficavam mais confiantes e tolerantes durante a avaliação clínica - explica.
Foram estudados 12 gatos de estimação durante suas cirurgias de castração. Os níveis respiratórios e o diâmetro das pupilas foram monitorados para avaliar a profundidade das anestesias. Os gatos usaram fones de ouvido e foram expostos a dois minutos de silêncio, dois minutos de "Adagio para cordas", de Samuel Barber, "Thorn", de Natalie Imbruglia e "Thunderstruck", do AC/DC.
Leia todas as notícias de ciência
Os gatos ficaram mais relaxados (com valores menores de frequência respiratória e diâmetro de pupila) ouvindo Barber. Natalie Imbruglia rendeu valores intermediários e AC/DC causou mais estresse. Os estudos devem seguir, com mais parâmetros de análise.
E a playlist dos cirurgiões?
Também recentemente, cirurgiões do Hospital Universitário do País de Gales publicaram no British Medical Journal sugestões de canções para outros médicos ouvirem (ou não) durante suas cirurgias.
Cerca de 80% dos membros de equipes de cirurgia ouvidos relataram que a música durante os procedimentos diminui a ansiedade e aumenta a eficiência, dando mais foco, principalmente aos médicos acostumados a ouvir canções regularmente.
Eles listaram faixas com títulos bastante sugestivos: "Stayin' Alive", do Bee Gees, "Smooth Operador", de Sade, "Confortably Numb", do Pink Floyd e "Wake Me Up Before You Go-Go" de Wham.
As faixas para evitar seriam: "Another One Bites the Dust", do Queen, "Everybody Hurts", do REM, and "Scar Tissue" do Red Hot Chilli Peppers.