Neste sábado (8) e domingo (9) estudantes de todo o Brasil realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota da prova permite aos estudantes diversas oportunidades de ingresso ao ensino superior em instituições públicas e privadas. Programas como o Sisu, Prouni, Fies, Pronatec e Ciência sem Fronteiras, utilizam a pontuação na prova em seus processos de seleção. Conheça um pouco mais sobre cada uma destas iniciativas.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada oferece aos estudantes vagas em instituições públicas de ensino levando em consideração suas notas no Enem. O processo de seleção ocorre duas vezes ao ano. A inscrição é gratuita e ocorre pela internet. Em relação ao Enem de 2013, 116 instituições superiores aderiram ao Sisu, dentre elas: 54 universidades federais, 40 institutos federais de educação tecnológica, 20 instituições estaduais e uma faculdade federal.
Prouni
O Programa Universidade para Todos tem como objetivo conceder bolsas integrais e parciais para estudantes de todo o País em instituições particulares de ensino superior. Para concorrer às bolsas integrais do programa, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Entre os requisitos, é preciso ter cursado ensino médio completo em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em escolas privadas. Na prova do Enem, deve ter somado uma nota minima de 450 pontos.
Fies
O Programa de Financiamento Estudantil foi criado para financiar o custo de uma instituição particular de ensino superior. Para participar, é preciso que os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 tenham feito o Enem de 2010 ou ano posterior. Não há nota mínima obrigatória.
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego oferta cursos de educação profissional e tecnológica aos estudantes. Para se inscrever nas diversas opções de cursos técnicos oferecidos, é preciso se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Durante a inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de cursos técnicos. As vagas são destinadas, principalmente, aos candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral em instituições privadas.
Ciência sem Fronteiras
O programa Ciência sem Fronteiras busca ampliar as oportunidades de intercâmbio para estudantes brasileiros. São previstas cerca de 101 mil bolsas em quatro anos. Para participar, é preciso estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas contemplados pelo programa. Além disso, é preciso ter obtido nota no Enem igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009, dentre outros critérios.
Certificação do Ensino Médio
Quem tem no mínimo 18 anos e não concluiu o ensino médio na idade ideal pode usar o Enem para fazer a certificação de conclusão dessa etapa do ensino. O candidato precisa declarar no momento da inscrição no exame que deseja fazer a certificação e na prova deve tirar, no mínimo 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação para entrar com o pedido de certificação.
O pedido de certificação é feito nas secretarias estaduais de educação.