O Governo do Estado recebeu, na manhã desta terça-feira, a direção do Cpers/Sindicato para tratar sobre reivindicações da categoria. No encontro,entre os itens discutidos, foi fechado um acordo para regularizar a situação de vice-diretores no Estado.
Desde o início de 2013, a Secretaria de Educação instituiu uma ordem de serviço, determinando que em caso de renúncia de um vice, a vaga deveria ser preenchida através da realização de uma nova votação e não mais por indicação do diretor. Ainda no ano passado, o sindicato entrou com ação para contestar a decisão. Na reunião de hoje, o Cpers se comprometeu a retirar a ação contra o governo, que garante nomear os cerca de cem profissionais, que atuavam sem serem reconhecidos.
Os professores também tiveram confirmada a realização de um novo concurso público para funcionários de escolas, que deve ocorrer em novembro. Na reunião, alternativas para o pagamento do piso do magistério foram discutidas, mas o debate sobre o assunto ainda será ampliado em outros encontros.
A direção do Cpers pediu, ainda, que a nomeação dos professores aprovados no último concurso do magistério seja feita o mais rápido possível. Em setembro, a pasta promete chamar outros mil educadores. Até agora, dos 13 mil aprovados, 5 mil já foram nomeados.
Uma reunião no Comitê de Dialogo Permanente para tratar de outros temas, ficou marcada para quarta-feira (27).