E se em vez de você ir atrás de uma vaga de trainee, a oportunidade for buscar você? Ou, quem sabe, se o próprio presidente da empresa telefonar para avisá-lo da aprovação no programa? Já pensou, então, se no mesmo dia já saírem os nomes de quem passar para a próxima fase?
Na disputa por jovens talentos, empresas inovam nos processos de seleção. O objetivo é atrair - de forma rápida e certeira - candidatos que se identifiquem com a cultura do negócio e estejam interessados em seguir carreira dentro da organização.
Com esse objetivo, a Votorantim Cimentos decidiu captar seus futuros trainees por meio das redes sociais ou nos ambientes em que potenciais candidatos frequentam.
- Nos processos tradicionais, a pessoa te passa as informações que acha interessantes. Mas, fazendo um mapeamento pela internet ou procurando jovens nos lugares em que se sentem à vontade, conseguimos ir além disso, conhecendo-os melhor - explica Paula Gianetti, gerente-geral de captação e desenvolvimento de talentos da companhia.
Para confirmar a importância da inclusão dos estudantes e recém-formados para a América Latina Logística (ALL), a 17ª edição do programa de trainees da empresa traz uma surpresa para os aprovados: o resultado final é comunicado pelo próprio presidente. Segundo Daniele Ribeiro Theodorovicz, gerente de desenvolvimento de gente da ALL, outro diferencial desse processo seletivo é a agilidade:
- As duas primeiras etapas ocorrem no mesmo dia, e ao final de cada uma, já informamos quem passou. Além disso, convidamos trainees que estejam realizando o programa atual para contar como está sendo a sua experiência.
A Braskem resolveu apostar nos iniciantes que já trabalham na empresa para formar a próxima turma de trainees. Além de ser uma forma de dar maior eficiência ao processo por queimar etapas de recrutamento - partindo do princípio de que a captação dos estagiários têm sido bastante criteriosa -, é uma forma de investir em quem está incorporado à cultura da companhia.
- Quando percebemos que 70% dos nossos estagiários acabavam sendo efetivados, percebemos um potencial aí. Damos prioridade para quem sabemos que compartilha valores com a companhia e podemos contar com talentos interessados no crescimento da empresa - analisa Daniela Panagassi, gerente de atração de talentos da petroquímica.
Entre os que almejam uma oportunidade de trainee na Braskem está Gustavo Dassi, 22 anos. No oitavo semestre da faculdade, o estudante de Engenharia Química vê na possibilidade de se tornar um trainee a chance de realização profissional.
- Sou apaixonado pelo que faço, e saber que a empresa aposta em mim me deixa ainda mais motivado - salienta Dassi.
A Paquetá também investe nos talentos internos, conta Alessandra Da Silva Brundo Secco, coordenadora de recurso humanos da rede de lojas. Pelo menos duas vezes por ano, funcionários são indicados para participar do programa de gerente-trainee.