A Nasa divulgou uma imagem que ilustra a rota de 1.397 asteroides que poderiam causar um senhor estrago se atingissem a Terra. Para ter a honra de ser um "asteroide potencialmente perigoso" (PHA, na sigla em inglês) e aparecer nessa foto aí acima, o corpo celeste precisa estar a menos de 7,6 milhões de quilômetros e ter mais de 107 metros de diâmetro.
A queda de um objeto dessas dimensões em terra resultaria, com sorte, em destruição regional, e um tsunami seria consequência certa de um impacto no oceano.
Não são apenas os asteroides que preocupam a agência espacial americana. Os outros objetos perigosos incluem cometas, cujas órbitas não aparecem na imagem.
A Nasa quer lançar uma espaçonave não tripulada em 2018 para capturar um pequeno asteroide (seis a nove metros de diâmetro), trazê-lo às proximidades da Terra e enviar astronautas para examiná-lo. Os planos foram frustrados recentemente pela resistência dos republicanos no Congresso americano. Em uma pura votação partidária - 22 republicanos a favor, 17 democratas contra -, o comitê definiu o programa da agência para os próximos três anos e excluiu a captura do asteroide, peça fundamental dos planos do governo Barack Obama para a exploração espacial.