Um foguete que sobe, para no ar, engata a marcha ré e estaciona de volta na base de lançamento. Foi exatamente o que o Grasshopper, foguete da empresa americana SpaceX, fez em 14 de junho, em McGregor, Texas, nos Estados Unidos (veja o vídeo abaixo).
Lançado a uma altitude de 325 metros, o Grasshopper desceu e aterrissou tranquilamente na base, graças a sensores de navegação e a algoritmos de controle de voo.
- A maior parte dos foguetes é equipada com sensores que determinam posição, mas esses sensores geralmente não são sofisticados o bastante para garantir uma aterrissagem precisa como a do Grasshopper - informou a empresa.
A SpaceX alega ter conseguido controlar diretamente o veículo a partir da leitura de dados de novos sensores, capazes de medir com precisão a distância entre o foguete e o solo. O objetivo do projeto é testar tecnologias que permitam não somente uma aterrissagem perfeita, como o retorno de um foguete intacto à Terra, já que, no modelo atual, os foguetes pegam fogo e se dissolvem ao entrar de volta na atmosfera terrestre. Em 2003, a 28ª missão do ônibus espacial Columbia, da NASA, terminou com a desintegração do módulo na atmosfera, resultando na morte de sete astrounautas.