O Senai-RS conquistou duas medalhas de ouro no 42º Worldskills, maior torneio internacional de profissões, encerrada neste domingo, em Leipzig, na Alemanha. Henrique Baron e Maurício Toigo foram os campeões da modalidade de Mecatrônica e Ricardo Calvi Vivian, em Design Gráfico.
O Brasil conquistou 12 medalhas e bateu o recorde do país. Foram quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze. Na última edição, realizada em Londres há dois anos, o Brasil levou 11 medalhas - seis de ouro, três de prata e duas de bronze.
Este ano, o país disputou em 37 das 46 ocupações do torneio, 50% a mais que na capital inglesa, para onde o Brasil levou representantes em 25 categorias. Além das medalhas, o time brasileiro volta para casa com 15 diplomas de excelência. A comitiva do Rio Grande do Sul desembarcou nesta terça-feira, no Aeroporto Salgado Filho. Além dos medalhistas, também participaram do torneio Lucas Cardoso (Impressão OffSet) e Pablo Facchin (Instalação Hidráulica e a Gás)
A equipe brasileira contou com a participação de 41 jovens de até 21 anos. Trinta e sete deles saíram de cursos de formação oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). No ranking dos 53 países que estiveram no torneio, o Brasil ficou em quinto lugar em número de medalhas, com 52 pontos, atrás de Coreia (89), Suíça (73), Taiwan (65) e Japão (56).
O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor José Müller, acompanhou o desempenho dos cinco representantes do Estado, em Leipzig. Ele ressaltou que as empresas precisam de profissionais preparados em todos os níveis, desde as diretorias até o chão de fábrica:
- As pessoas são a alma da indústria. O sucesso do país nesse setor depende dos trabalhadores.
O diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, avalia como positivo o desempenho do Brasil no WolrdSkills 2013. Sua expectativa era que o país ficasse entre os cinco primeiros.
- Estamos maiores, mais fortes e mais consistentes na competição. O objetivo de participar deste torneio é comparar a qualidade do ensino que fazemos no Brasil com o restante do mundo - diz.
No final da cerimônia de premiação, Lucchesi e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, receberam a bandeira do WorldSkills. A próxima edição ocorrerá de 11 a 16 de agosto de 2015, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.