A partir do programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) terão a oportunidade de estudar no Canadá.
É a chance para alunos cursarem inglês ou francês, além de disciplinas técnicas, no Exterior. Na capital gaúcha, o grupo de canadenses fala com alunos interessados das 14h às 17h30min desta quarta-feira, dia 19, no auditório 9 do campus Porto Alegre. No dia seguinte, a comitiva estará na serra gaúcha, atendendo aos estudantes no salão de atos do campus Bento Gonçalves. O encontro será das 14h às 17h. Alunos de todos os campus do IFRS podem participar de ambas as atividades.
Representantes de 22 institutos canadenses estão pelo Brasil, numa parceria com os institutos federais de educação, ciência e tecnologia brasileiros, com o objetivo de apresentar os cursos ofertados naquele país e identificar alunos habilitados para estudarem no Canadá. A proposta é selecionar mil estudantes do programa Ciência Sem Fronteiras. A comitiva canadense vai visitar, em 10 dias, 21 municípios brasileiros e instituições federais. Além disso, os estudantes das localidades que não forem contempladas com a visita poderão participar das palestras nas cidades onde elas serão proferidas.
Os selecionados terão a oportunidade de estudar no Canadá pelo período de 18 meses. Os alunos brasileiros de cursos superiores das áreas prioritárias do programa serão pré-selecionados pelas suas respectivas instituições. Os institutos canadenses oferecem uma ampla variedade de cursos de graduação e pós-graduação na área tecnológica. Alunos dos institutos federais brasileiros que cursarem um programa de pós-graduação (especialização) canadense poderão obter uma credencial reconhecida internacionalmente, ao mesmo tempo em que completam seus estudos e estágios referentes à sua certificação ou graduação brasileira.
Informações sobre o Ciência sem Fronteiras em www.cienciasemfronteiras.gov.br