Sem o registro adequado, o curso de especialização, a fluência em outro idioma ou a experiência em projetos importantes pouco ajudam a impulsionar a carreira. De acordo com levantamento realizado no site vagas.com.br, os jovens em início de carreira demoram mais de seis meses para atualizar seus currículos.
O levantamento foi feito em dezembro do ano passado por meio da base de 5 milhões de currículos cadastrados no portal de carreira, que é utilizado pelas empresas para identificar profissionais para seus processos seletivos.
Dos profissionais de 21 a 30 anos, 54,7% declararam que passam mais de 180 dias sem incluir novas informações em seu currículo sobre a sua evolução na carreira. Os trabalhadores de 31 a 40 que ficam mais de seis meses sem atualizá-lo representam 57,7%. Os profissionais mais experientes, de 41 a 50 anos, somam 58,6% que se enquadram nessa mesma situação.
- É um dado alarmante. Com a facilidade de atualização, os jovens estão levando muito tempo para incluir informações relevantes sobre a sua evolução profissional. Eles podem perder oportunidades interessantes por não informarem quais cursos estão frequentando, onde estão trabalhando ou até mesmo sobre uma experiência adquirida em outra área - conta Fernanda Diez, gerente de relacionamento da Vagas Tecnologia.
O site abastece os RHs de 2 mil empresas em todo o país, entre elas 55 das cem maiores companhias com atuação no mercado brasileiro, e conta com 60 milhões de currículos cadastrados em bancos exclusivos.
Como atualizar o currículo
1. Currículo online: diferente da versão em papel, inclua o máximo de informações relevantes e detalhe as atividades vivenciadas. No online, os recrutadores necessitam de diversas informações para cruzar os critérios disponíveis no sistema de busca de candidatos. Algumas palavras-chave, como trainee, mineração, inglês, podem ser as escolhidas pelo recrutador na hora de identificar o perfil ideal do candidato.
2. Português: revise no mínimo três vezes todo o texto que você inserir no currículo. Erros ortográficos e de digitação prejudicam a impressão que você quer passar ao recrutador.
3. Objetivo profissional: é o campo mais importante, não é aconselhável a frase "a critério da empresa". Pode ser que você transmita a imagem que não sabe o que quer. Tente, então, identificar quais as grandes áreas de atuação que lhe interessam.
4. Trajetória profissional: inclua apenas o que for relevante e que reflita suas aptidões.
5. Atualização: o currículo tem de ser o mais atualizado possível, trazendo cursos, experiências e objetivos. Um currículo atualizado pode gerar mais oportunidades de entrevista.
Fonte: Fernanda Diez, gerente de relacionamento da Vagas Tecnologia