Aberta ao grande público, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) realiza, neste sábado (19), a sexta edição do UFCSPA Acolhe, com mais de uma centena de atividades gratuitas.
O objetivo do evento é apresentar à comunidade os 16 cursos de graduação e os 12 de pós-graduação da entidade, além de programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Também são oferecidas ações de promoção e cuidado da saúde. As atividades se estendem até as 16h, dentro dos prédios e também na área externa do campus, no Centro.
Pela manhã, nas salas de aula e nos laboratórios, em breves explicações, estudantes discorriam sobre seus cursos e conteúdos. Natália Garlet, 18 anos, aluna do segundo semestre de Física Médica, mostrava um holograma aos visitantes.
— É bem interessante para conhecer um pouco da física na prática — anunciou ao grupo que a circundava.
Para a universitária, eventos desse tipo são importantes para divulgar a existência de formações menos conhecidas.
— Estou gostando muito do curso. Parece que é feito para mim — comemorou a jovem.
Mais adiante, Erick Elicker, 21 anos, no quarto semestre da mesma graduação, resumia o funcionamento do gerador de Van de Graaff.
— A Física Médica vem criando cada vez mais avanços dentro da área da saúde — destacou Elicker.
Fábio Bonotto Guerra, engenheiro civil de 50 anos, prestigiava a instituição onde a esposa leciona. Levou ao passeio o filho de cinco anos, que se entretinha nas exposições e ganhou pirulitos.
— Acho bem interessante quando você abre a universidade para a população. Para crianças, é ótimo — opinou Guerra.
Lucia Pellanda, reitora da UFCSPA, circulava pelos andares assistindo às explanações e interagindo com os alunos.
— Queremos mostrar o que temos de melhor e queremos receber todo mundo. É um evento para manter vivo o sonho de uma universidade acolhedora, inclusiva, gratuita e de qualidade, que dialoga com a sociedade, produz muita ciência e forma profissionais qualificados e humanos — falou Lucia.