O Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas para o curso Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. Realizada em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a oportunidade visa capacitar professores e gestores de escolas de Educação Básica de todo o país. Serão ofertadas 150 mil vagas.
Para participar, os profissionais devem se inscrever diretamente nos sites das 40 instituições de Ensino Superior parceiras, listadas na página Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Capes.
Com carga horária de 120 horas e começo previsto para março de 2025, a formação será oferecida a distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Políticas nacionais
A formação integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq). Ela busca promover o letramento racial entre professores e gestores, capacitando-os para a aplicação de práticas pedagógicas que valorizem culturas, línguas e tradições ancestrais.
O curso abordará sistemas de avaliação, construção de projetos pedagógicos e desenvolvimento de propostas educacionais antirracistas, visando transformar o ambiente escolar. Ele será dividido em quatro módulos.
- Panorama Étnico-Racial
- Quilombola Brasileiro Culturas e Territorialidades
- Educação Antirracista na Prática
- Gestão Democrática para a Diversidade
Serviço
- Quando: março de 2025
- Onde: EAD
- Vagas: 150 mil
- Inscrições: pelo link