Em uma ação que integrou educação e solidariedade, estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat, de Porto Alegre, mobilizaram mais de cem pessoas para doar sangue. A atividade ocorreu no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), na terça-feira (22), como parte do Projeto de Iniciação Científica batizado de "A força da vida”.
Durante o evento, os estudantes buscaram responder à situação-problema: como o sangue e seus componentes contribuem para a manutenção da vida?. Guiados pela professora Adriana Chaves, eles exploraram o tema a partir de outras questões simples, como: “qual é a cor do sangue?”, “por que tiramos sangue do braço?” e “todos podem doar?”.
As discussões iniciais em sala de aula despertaram a curiosidade da turma, levando-os a aprofundar-se nos diversos aspectos do sangue e dos processos de doação.
Atividades
Como parte do projeto, alunos participaram de simulações, utilizaram jogos didáticos e realizaram visitas ao Banco de Sangue do Hospital São Lucas, além de recriarem um hemocentro na sala de aula.
— Trazer o banco de sangue para dentro da escola impacta a conscientização sobre o tema e permite uma educação mais prática e colaborativa. Os estudantes e suas famílias entenderam a relevância da doação e o processo que a envolve — afirmou a professora.
Mais de 100 bolsas de sangue
O resultado foi uma adesão significativa, superando a meta de 70 bolsas de sangue, com 106 doações registradas. Para Rogério Pontes, diretor administrativo financeiro do HSL, a iniciativa não apenas ampliou o número de doadores, como inspirou vocações:
— Com a ação, não apenas conquistamos novos doadores, mas despertamos vocações. Talvez, alguns estudantes possam querer trabalhar na área da saúde e, agora, todos sabem um pouco mais sobre solidariedade.
O projeto “A força da vida” se encerra neste sábado (26), com apresentação no Centro de Eventos da PUCRS, das 14h às 17h. Informações sobre doação de sangue, por meio deste link.