
Em setembro de 2023, a Rede de Educação Adventista da região Sul do Brasil foi reconhecida no G20 – grupo que reúne as maiores economias do planeta. O responsável por chamar a atenção foi o projeto de sustentabilidade que instalou placas fotovoltaicas para uso de energia solar nas escolas. O evento ocorreu em Nova Delhi, capital da Índia, e condecorou as 100 edificações mais notáveis do mundo.
Tal prêmio mostra que a Educação Adventista busca ir além do ensino. A instituição tem como proposta não apenas educar os alunos no sentido pedagógico, mas também com valores cristãos e de cuidados ao próximo e ao meio ambiente.
– A sustentabilidade sempre foi um pilar essencial em nossa filosofia educacional. Conscientizar e educar alunos e comunidade sobre questões sustentáveis não é apenas uma prática, mas uma expressão vívida do que valorizamos em nossas unidades. Estamos comprometidos não apenas em transmitir conhecimento, mas também em inspirar uma mentalidade sustentável que transcenda a sala de aula – aponta a orientadora educacional do Colégio Adventista de Porto Alegre, Rithielly Prestes.
A seguir, conheça as principais iniciativas de sustentabilidade aplicadas pela Rede de Educação Adventista na região Sul:
Energia solar
O principal investimento em sustentabilidade está voltado à captação de energia solar. O projeto começou a ser implementado no Paraná, em parceria com a Petinelli, empresa especializada em gestão de energias renováveis. Mais tarde, expandiu-se para os outros Estados da região. Hoje, apenas no Rio Grande do Sul, 24 unidades já geram sua própria energia.
– Na prática, concebemos o projeto para tornar as escolas autossuficientes, desenvolvemos a viabilidade técnica e econômica, fizemos a captação dos recursos, gerenciamos compra e execução dos sistemas e realizamos medição e verificação dos resultados, incluindo a certificação GBC Zero Energy no final – lembra o fundador e CEO da Petinelli, Guido Petinelli.
Nesse contexto, desponta o projeto da nova escola de Londrina (PR), localizada no bairro Gleba Palhano. Trata-se do primeiro colégio a buscar a certificação dos selos LEED e WELL no Brasil, que comprovam que o ambiente e a estrutura têm desempenho eficiente em 10 requisitos do bem-estar – ar, água, comunidade, conforto térmico, exercício, luz, nutrição, materiais sustentáveis, mente, e som e acústica.
– Os selos internacionais trazem para Londrina o que tem de melhor no mundo quando falamos de sustentabilidade, conforto e bem-estar. Com essa unidade, a Rede de Educação Adventista subiu a régua e elevou padrões de qualidade e desempenho a níveis jamais vistosno setor – ressalta Petinelli.

Sala de aula
Os alunos da Educação Adventista participam ativamente de projetos pedagógicos que exploram o tema sustentabilidade em todos os níveis de ensino.
Um exemplo ocorreu no Colégio Adventista de Porto Alegre. Os alunos dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental colaboraram com a organização Brasil Sem Frestas, para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. Os estudantes arrecadaram mais de 4.300 caixas de leite, quantidade suficiente para revestir três casas de madeiras, a fim de suportar as épocas de chuvas fortes e frio.
No Ensino Médio do Colégio Adventista de Osório, por sua vez, os estudantes desenvolveram projetos inovadores, como a criação de plástico funcional a partir de substâncias extraídas da casca da laranja.
– Essas experiências não apenas ampliam o entendimento dos alunos a respeito da sustentabilidade, mas também os capacita a aplicar soluções criativas e sustentáveis em suas comunidades e vidas cotidianas – afirma Rithielly.
Mais iniciativas
Outras mudanças voltadas à sustentabilidade que a Rede de Educação Adventista vem implementando dentro das escolas são a instalação de sistemas de coleta de água da chuva e de pontos para recolher materiais recicláveis. Cada unidade conta, ainda, com área verde, que inclui horta destinada a atividades pedagógicas.
– Também temos estudos para, no futuro, projetar ou adaptar edifícios de maneira sustentável, considerando orientação solar, materiais ecoeficientes e design eficiente em termos energéticos – acrescenta o diretor geral da Educação Adventista para a região Sul, Rubens Silva.
E mais: até 2030, a instituição tem como compromisso zerar as emissões de carbono de todas as unidades escolares da região Sul do Brasil.

Matrículas abertas
As famílias podem entrar em contato por telefone ou visitar pessoalmente uma das unidades da Rede de Educação Adventista da região Sul do Brasil para marcar uma entrevista.
No dia agendado, realiza-se um tour guiado pela escola escolhida. O aluno também passa por uma avaliação diagnóstica, que permite entender melhor seu desempenho acadêmico. Este procedimento visa proporcionar um suporte mais abrangente no início do ano letivo.
As matrículas ficam abertas durante todo o ano para receber as famílias interessadas. Para o ano letivo de 2024, as aulas têm início em 14 de fevereiro. Mais informações no portal https://www.educacaoadventistasul.com.br/rio-grande-do-sul/

