A área da Odontologia ganha cada vez mais relevância devido ao seu impacto transformador na qualidade de vida das pessoas. Não somente por aliviar dores, mas também por promover bem-estar e autoconfiança. Por isso, milhares de pessoas buscam essa carreira, reconhecida internacionalmente por sua evolução e nível de qualidade.
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) é uma das mais destacadas instituições na formação de profissionais dessa área no Brasil. No Ranking Universitário da Folha de S. Paulo (RUF) de 2023, o curso foi apontado como o melhor entre as universidades privadas do Rio Grande do Sul, e o 6º melhor do país.
Podendo ser cursado nos campi da universidade em Canoas, Cachoeira do Sul e Torres, o curso preconiza aos alunos a importância da formação ética e do cuidado integral dos pacientes. Conforme o professor e coordenador do curso de Odontologia da Ulbra Canoas, Ahmet Ozkomur, a matriz curricular oferece uma formação equilibrada entre competências técnicas e uma odontologia humanizada, preparando os estudantes para se tornarem profissionais completos e éticos.
– Nessa matriz, os alunos começam práticas clínicas a partir do primeiro semestre, com a disciplina de Introdução à Odontologia e Acompanhamento Clínico. Então, na altura da formação do curso, eles já estão capacitados tanto tecnicamente, quanto no atendimento humanizado aos pacientes. Os acadêmicos ainda prestam atendimento à comunidade, sob a supervisão de professores, em clínica-escola, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também realizam atividades de serviço e ensino em âmbito hospitalar – enumera o coordenador.
A coordenadora do curso de Odontologia da Ulbra Torres, Jucimara Klein Alves Grazziotin, complementa:
– A população de toda a região acaba sendo beneficiada de uma maneira direta ou indiretamente [por esse trabalho]. Enquanto os estudantes se aperfeiçoam, a comunidade se beneficia com os serviços prestados na clínica-escola. É uma população que busca atendimento em áreas específicas que nem sempre são ofertadas na saúde pública e esse acesso, prestado de forma gratuita ou com valores muito abaixo do mercado, exalta a importância e o compromisso do curso com a comunidade e a função social da instituição.
Infraestrutura e corpo docente
A qualidade do trabalho desempenhado nas aulas teóricas e práticas – que podem garantir aos egressos melhor empregabilidade no mercado de trabalho – é amparada por dois patrimônios da instituição: a qualidade do corpo docente e a infraestrutura.
Na unidade de Canoas, por exemplo, as instalações contam com um prédio de 12,4 mil metros quadrados que comporta seis clínicas para atendimento acadêmico de pacientes, três laboratórios e um bloco cirúrgico com 11 salas individuais. O prédio do curso ainda possui um auditório com 250 lugares e uma sala de atendimento com infraestrutura para procedimentos ao vivo.
– Temos um corpo docente de excelência, composto 100% por mestres ou doutores comprometidos em proporcionar uma formação abrangente e atualizada – valoriza Ozkomur.
Outras vantagens salientadas pelo coordenador do curso em Canoas são as possibilidades de ingresso por vestibular online, pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por transferência ou segunda graduação, além da possibilidade de formação continuada com especializações, mestrado e doutorado, que ganharam conceito 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
– Essa verticalização acadêmica permite a colaboração entre professores e estudantes de diferentes níveis, promovendo sinergias em termos de pesquisa, compartilhamento de recursos e troca de conhecimento – afirma.
Já a coordenadora do curso de Odontologia da Ulbra em Cachoeira do Sul, Carmen Lucia Rodrigues Macedo, destaca a qualidade da graduação:
– Nossos egressos hoje são professores em outras universidades. Aqui em Cachoeira estão em cargos de secretários de Saúde, coordenadores de Saúde Bucal. Eles conseguem aprovação em concursos públicos na Marinha, no Exército e em prefeituras – exemplifica.
Localização privilegiada
Outro destaque do curso de Odontologia da Ulbra é o fato dele ser disponibilizado em campi localizados na Região Metropolitana, na Região Central e no Litoral Norte, o que permite aos estudantes fazerem a sua graduação o mais perto de casa possível.
Nascida em Torres, a professora Jucimara Grazziotin fala disso com conhecimento de causa. Ela se mudou para Caxias do Sul para estudar Farmácia na juventude, mas quando o curso que realmente desejava [Odontologia] passou a ser oferecido em sua terra natal, ela não tardou em voltar.
– Eu vim, passei no vestibular e me formei na primeira turma de Odontologia da Ulbra de Torres. Trabalhei por muitos anos no município de Mampituba, no antigo Programa da Saúde da Família, e depois fui convidada a entrar no campus como professora. Sou especialista em endodontia e periodontia e trabalho aqui há 10 anos como docente. A Ulbra oportunizou a muitos, assim como eu, a fazer um curso mais perto da sua casa, mais próximo aos seus. Eu sou muito grata – afirma.