A UniRitter comemorou 51 anos de mercado em outubro. Com um portfólio que contempla mais de 70 graduações presenciais e semipresenciais e mais de 80 especializações, a instituição tem como lema a transformação da sociedade por meio da educação. Tanto é que, desde o início, não só preza por um ensino que visa entregar profissionais competentes como cria iniciativas sociais para auxiliar a comunidade gaúcha.
Ao todo, mais de 100 mil pessoas já foram impactadas por meio de atividades de responsabilidade social promovidas pela instituição. Apenas este ano foram mais de 21 mil atendimentos. É possível encontrar apoio nas áreas de Assistência Fiscal e Judiciária, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Negócios, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
– Acreditamos que não basta a instituição estar bem. O entorno também precisa estar. Por isso, temos essa preocupação com a comunidade em que as nossas escolas estão inseridas. Por meio de iniciativas, trazemos a oportunidade de desenvolvimento, reconhecimento e valorização local. E o nosso objetivo é promover cada vez mais ações desse tipo – ressalta a diretora da UniRitter, Rachel Ballardin.
Na lista de iniciativas recentes, destaca-se a participação da universidade nas campanhas de vacinação contra a covid-19. Em 2021, estudantes e professores dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia realizaram orientação, aplicação e cadastro do público no registro de doses do sistema do Ministério da Saúde. A ação ocorreu em parceria com as secretarias municipais de Canoas e Porto Alegre.
Outra atividade que merece ser realçada é o programa Jovem Tech. Criado em 2022 em parceria com o Ânima Lab Hub, a Central Única das Favelas (CUFA) e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o projeto visa aproximar moradores da comunidade Grande Cruzeiro da tecnologia por meio de aulas ministradas por alunos, instrutores e docentes da instituição. A capacitação em TI começou em setembro e vai até dezembro.
– A UniRitter prega a visão de que todos podem compartilhar o mesmo contexto. A grande ideia por trás do Jovem Tech é integrar a comunidade sem quaisquer barreiras, limites ou distinções. Na prática, ao mesmo tempo em que dá oportunidade de acesso à universidade, mostra para professores e alunos que existem realidades diferentes e que todos podem viver em sociedade de forma muito natural – diz o professor do curso de Ciência da Computação da UniRitter, Carlos Henrique Pereira Galdino.
Para o futuro, a UniRitter prevê a ampliação de iniciativas que se conectam com o mercado e a comunidade. Objetivo principal é promover a inovação e a transformação socioambiental dos estudantes de diferentes cursos.
Ensino de qualidade
Muito além de impactar a sociedade, as iniciativas sociais da UniRitter são uma maneira de levar experiências do dia a dia de uma profissão para dentro do curso, de forma prática e desde o primeiro semestre. Isso porque a instituição acredita que os espaços de aprendizagem podem expandir as quatro paredes de uma sala de aula.
– O currículo da UniRitter equilibra o desenvolvimento de hard skills [habilidades que podem ser aprendidas] com soft skills [habilidades sociocomportamentais, ligadas à personalidade do indivíduo]. Assim, conseguimos oferecer à sociedade um cidadão íntegro, ético e pronto para o mercado de trabalho e para a vivência em comunidade – comenta Rachel.
A UniRitter também foca em capacitar os docentes nas mais diversas metodologias. Proposta é adequá-los às demandas da sociedade para que estejam sempre atentos às questões atuais.
Esse cuidado faz com a escola seja reconhecida por uma série de prêmios ao longo do tempo. O mais recente deles foi conquistado em 2021, quando a UniRitter ganhou, pelo quinto ano consecutivo, o prêmio de Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A certificação é entregue às companhias que apresentam projetos em diferentes áreas e que tem alcance social e alto impacto na sociedade.
– Todas as conquistas são muito importantes. No entanto, nosso maior orgulho é conceder o grau aos alunos, entregando para o mundo profissionais habilitados ao exercício da sua profissão, que confiaram à UniRitter sua jornada de formação e sua vida – conclui a diretora da instituição.